O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Muñoz Arquitectos
  6. 2010
  7. Casa Rajuela / Muñoz Arquitectos

Casa Rajuela / Muñoz Arquitectos

Casa Rajuela / Muñoz Arquitectos
Casa Rajuela / Muñoz Arquitectos, © Rolando Córdoba
© Rolando Córdoba

© Rolando Córdoba © Rolando Córdoba © Rolando Córdoba © Rolando Córdoba + 36

  • Colaboradores

    Gareth Lowe Negrón, Andrea Dutton Ruiz, Isabela Rincon Milet, Luis Miguel Acuña Gonzalez
  • Construcción

    ESTRUKTUM - Ing. Alejandro Esquivel Mimenza
  • Mais informações Menos informações
© Rolando Córdoba
© Rolando Córdoba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Rajuela surge da necessidade de uma pessoa na terceira idade que habitava uma residência contemporânea que, mesmo muito bem construída, implicava muita manutenção. O elevado número de vidros, pés direitos duplos e o uso excessivo da cor branca, criavam um ambiente tão moderno que parecia intocável, frio e um pouco cansativo de habitar. Ela morou nesta casa algum tempo, mas com a chegada dos netos começa a ter cuidado excessivos e dificuldades em manter a casa limpa e a ordem necessária para uma boa aparência.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Planta Conjunto Corte C Corte E Fachada Norte + 36

Cansada destes cuidado que a "modernidade" lhe exigia, recorre ao escritório para solicitar que no grande jardim da casa fosse construída uma uma casa menor e, ao separar em dois lotes, venderia a casa que estava difícil de manter. O encargo, então, reduz-se a um terreno com 25 x 35 metros, sendo este polígono o fundo do grande jardim da casa antiga.

O esquema surge da ideia de criar uma casa muito fácil de viver, utilizando materiais que não necessitassem manutenção, de uma escala muito mais amigável e acolhedora para uma pessoa idosa. Além disso, espaços externos que não dessem tanto trabalho, substituindo o "jardim" perfeito que tinha em sua casa anterior.

© Rolando Córdoba
© Rolando Córdoba

Desta maneira surge o esquema linear que permitiu localizar todos os espaços para o norte, otimizando a luz do sol e uma boa ventilação (dado que os ventos dominantes da região vêm do nordeste e sudeste). Todos os espaços da casa surgem a partir de uma modulação de 4,50 metros.

O acesso é feito através de uma série de paredes sobrepostos que dirigem ao cômodo de entrada. Um dos pedidos da proprietária era que este cômodo fosse de alguma forma delimitado, permitindo que ela pudesse receber as pessoas do trabalho, sem que estas precisassem entrar em toda a casa. Continuando o passeio, através do corredor, chega-se a um espaço com pé direito duplo, com o estar, jantar e a cozinha (separada do estar / jantar por uma parede baixa de granito negro), criando assim um grande espaço que continua no terraço coberto. Este, com uma escala mais humana, prolonga-se até o jardim, sendo como uma extensão do interior. Gerou-se um espaço integrado e iluminado, mas protegido da incidência solar.

© Rolando Córdoba
© Rolando Córdoba

Após este espaço estão os dormitórios, também virados para norte, sem descuidar da modulação. Tudo isso integra-se através de uma circulação linear que termina em uma escultura. As áreas de serviço estão localizadas no piso superior.

© Rolando Córdoba
© Rolando Córdoba

Os materiais utilizados são extremamente simples. A casa é composta em pedras em várias formas. As paredes são cobertas de uma pedra na tradição da região de Yucatán, chamada Rajuela, que consiste em forrá-las com pedaços de pedra muito pequenos formando uma textura que, apesar de ser de pedras afiadas, possui aparência suave e extremamente interessante pelo jogo de sombras que produz. Os pisos são também de pedra, em uma versão mais polida ou fosca. O resto da casa é um envelope branco onde a madeira e granito são os elementos contrastantes.

© Rolando Córdoba
© Rolando Córdoba

O objetivo principal era de que esta senhora, a qual gostamos muito no escritório, tivesse uma vida muito mais relaxada, rodeada de seus netos, sem preocupar-se com os cuidados da casa. E conseguir que as crianças pudessem sentir-se confiantes sabendo que na casa da avó poderiam divertir-se fazendo coisas próprias de suas idades.

© Rolando Córdoba
© Rolando Córdoba
Cita: "Casa Rajuela / Muñoz Arquitectos" [Casa Rajuela / Muñoz Arquitectos] 14 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/97125/casa-rajuela-slash-munoz-arquitectos> ISSN 0719-8906