Plano diretor do Parque Tecnológico de Itaipu / 3C Arquitetura e Urbanismo

Plano diretor do Parque Tecnológico de Itaipu / 3C Arquitetura e Urbanismo

Cortesia de 3C Arquitetura e UrbanismoCortesia de 3C Arquitetura e UrbanismoCortesia de 3C Arquitetura e UrbanismoPrancha 01+ 8

Foz do Iguaçu, Brasil

OBRAS PREMIADAS: Prêmio AsBEA 2012. Esta obra foi premiada na categoria: projetos especiais.

O longo período de implantação da Central Hidrelétrica de Itaipu chegou ao seu final em 2007 com a inauguração das duas últimas unidades geradoras a conclusão da obra e o começo simbólico de uma novo ciclo. Itaipu Binacional atingiu assim o seu grande objetivo consolidando-se como uma das maiores usinas de geração de energia do mundo. Desde 2005, com a ampliação da sua Missão, é notável o esforço de Itaipu para ampliar as ações nas áreas do meio ambiente, educação, desenvolvimento tecnológico e turismo. 

Cortesia de 3C Arquitetura e Urbanismo
Cortesia de 3C Arquitetura e Urbanismo

Entre essas iniciativas iniciou a implantação, em 2003, de um parque tecnológico na área dos antigos barracões próximos a usina, seguindo os conceitos de reaproveitamento, transformando as ruínas em um próspero empreendimento gerador de ciência, cultura, educação e tecnologia, e atendendo à  demandas locais e regionais, em sintonia com o cenário nacional e latino-americano.  

Porém, o sucesso e o rápido crescimento do Parque Tecnológico Itaipu, localizado dentro da área da  CHI, tornou-se conflitante com outros usos, já que o primeiro demanda fluxos diversos, acessos livres  e circulação de pessoas oriundas das mais variadas áreas, enquanto a segunda é uma área de segurança nacional, com acesso restrito e obrigação de manutenção da geração de energia para grande parte do país.  

Cortesia de 3C Arquitetura e Urbanismo
Cortesia de 3C Arquitetura e Urbanismo

O objetivo do Plano Diretor do Parque Tecnológico Itaipu foi, portanto, determinar as condições de crescimento do mesmo, definido em cenários de curto, médio e longo prazo, atendendo às exigências  ambientais, construtivas e sócio-econômicas, além de proporcionar sua adequada integração ao  planejamento global de Itaipu. Neste sentido, o Plano envolve a elaboração de uma proposta global  para organização das dimensões do espaço físico: circulações, edificações, espaços abertos e infraestruturas e redes; além da adoção de práticas de sustentabilidade para o  conjunto e a definição dos cenários futuros para o PTI: densidades, crescimento, novas atividades e população.  

Cortesia de 3C Arquitetura e Urbanismo
Cortesia de 3C Arquitetura e Urbanismo

O Plano Diretor foi aprovado e várias de suas  propostas de intervenção e qualificação estão em execução. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Foz do Iguaçu - Paraná, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Plano diretor do Parque Tecnológico de Itaipu / 3C Arquitetura e Urbanismo" 06 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-96293/plano-diretor-do-parque-tecnologico-de-itaipu-slash-3c-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.