O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Espanha
  5. Bach Arquitectes
  6. 2009
  7. Edifício Residencial CASP 74 / Bach Arquitectes

Edifício Residencial CASP 74 / Bach Arquitectes

Edifício Residencial CASP 74 / Bach Arquitectes
Edifício Residencial CASP 74 / Bach Arquitectes, © José Hevia
© José Hevia

© José Hevia © José Hevia © José Hevia © José Hevia + 14

  • Arquitetura

  • Localização

    Barcelona, Espanha
  • Autor

    Jaume Bach, Eugeni Bach
  • Colaboradores

    Robert Brufau
  • Área

    3965.95 m2
  • Ano de Projeto

    2009
  • Fotografias

© José Hevia
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar um edifício residencial em pleno Ensache de Barcelona 150 anos depois da aplicação do Plano Cerdá obriga a uma reflexão extrema sobre aqueles aspectos do projeto que mais se distanciam do esteriótipo do Ensanche. Entre eles, e um dos mais relevantes, é a função e o papel da fachada, já que a pegada das mudanças na sociedade e em sua própria representação resulta mais evidente.

© José Hevia
© José Hevia

Adaptar a fachada às novas necessidades e manter o respeito e o diálogo com tantos anos de história é a busca do projeto CASP 74; utilizando uma linguagem contemporânea que interpreta algumas das soluções das fachadas prototípicas do Ensache (ideia subjacente nas normas).

© José Hevia
© José Hevia

Tudo sem renunciar a sutis aportações formais. Sirva de exemplo, em alguns casos, a levitação da malha que compõe todos os pavimentos na fachada principal, sobre o térreo, separado dos mezaninos pelo vidro, ou sua extensão para ambas empenas por "desaparição" das mesmas; e em outros, como na fachada posterior, a ideia de completar a paisagem de galerias de um interior da quadra relativamente bem conservado. Em ambas fachadas se trata de reinterpretar a varanda, as persianas, as fáscias e as cornijas para conseguir um edifício que se integre na paisagem construída com uma linguagem claramente contemporânea.

© José Hevia
© José Hevia

O programa do edifício consiste em 27 apartamentos distribuídos em térreo + 5, e dois locais comerciais com mezanino dando frente à rua Casp. A planta tipo aloja cinco apartamentos de um e dois dormitórios, e a planta superior dois de dois dormitórios e dois de uma habitação, enquanto que no térreo há três dúplex com jardim próprio que se distribuem na fachada do interior da quadra. No subsolo, há um estacionamento de dois pavimentos que aloja 34 veículos. A fachada que da frente à rua é solucionada através de uns painéis fixos formados por peças especiais de grés na posição vertical, que são marcadas por um fino marco de aço, assim como umas persianas de correr, de alumínio, que geram privacidade e controla a luz necessária à suas grandes folhas de vidro. A fachada do pátio da quadra é resolvida com uma retícula de aço que marca as amplas janelas dos apartamentos. A proteção solar e a privacidade se resolvem aqui com persianas retráteis de alumínio lacado que criam uma fachada em constante mudança e em movimento.

© José Hevia
© José Hevia

Na cobertura do edifício há captadores solares para água sanitária quente, conectados ao sistema de climatização das habitações para reduzir o consumo energético. Este feito, combinado com a ventilação cruzada de todas as habitações através dos generosos pátios interiores e a proteção solar passiva que compõe as fachadas, fazem com que o edifício possa funcionar com a mínima necessidade de meios ativos de climatização.

Planta
Planta
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Residencial CASP 74 / Bach Arquitectes" [Edificio de Viviendas CASP 74 / Bach Arquitectes] 15 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/96154/edificio-residencial-casp-74-slash-bach-arquitectes> ISSN 0719-8906