Proposta do novo Tribunal de Caen / Baumschlager Eberle

Proposta do novo Tribunal de Caen / Baumschlager Eberle
Cortesía de Baumschlager Eberle
Cortesía de Baumschlager Eberle

A busca de um projeto para o novo Tribunal de Caen foi realizado através de um concurso com três fases. Recentemente foram conhecidos os finalistas, e o projeto que mostramos é a continuação da equipe de Baumschlager Eberle.

A construção dos tribunais de justiça começará no terceiro trimestre de 2013 e finalizará no terceiro trimestre de 2015.

Cortesía de Baumschlager Eberle
Cortesía de Baumschlager Eberle

Quanto ao plano urbano, os tribunais de Caen redefinem um novo domínio no centro da cidade. O desenho para este edifício público foi apresentado recentemente ao público. É uma forma quadrada que contém várias funções e responsabilidades: O cubo destaca a importância da justiça no meio da arquitetura. A necessidade fundamental da justiça e dos métodos elementais da arquitetura correspondem uns aos outros como é a tradição na Europa. O cubo também coloca um acento no lugar onde está implantado e seus arredores. O edifício é constituído em um distrito seguro com suas zonas comuns, dentro de uma zona que está se desenvolvendo.

Cortesía de Baumschlager Eberle
Cortesía de Baumschlager Eberle

A forma do edifício corresponde somente com a tradição, mas também com as funções mais complexas dos tribunais de justiça do século 21. Um padrão ortogonal constitui a base para organização de necessidades do programa. As salas principais são adjacentes as fachadas; os corredores de todo o edifício sempre terminam nas fachadas. Isto traduz em uma boa iluminação e em uma área de trabalho o mais cômoda possível. Na entrada principal, há um eixo que conduz diretamente até a metade do edifício. Este centro circular está nos 5 andares e é o coração dos tribunais de justiça, um ponto de referência e também um parâmetro para o interior. Uma capa de vidro oferece uma vista direta às entradas das salas dos tribunais internos. À noite, pareceria que este espaço público está flutuando sobre o solo, e durante o dia é acentuado pela interrupção das fachadas. 

Cortesía de Baumschlager Eberle
Cortesía de Baumschlager Eberle

Deste modo, os novos Tribunais de Caen, comunicam uma mensagem aos usuários e transeuntes: É uma mensagem de transparência de uma forma rigorosa e com significados em sua arquitetura, portanto, não está tão longe do que a civilização européia espera da justiça. A estratégia de edifícios sustentáveis em Caen é alimentada por dois eixos: os projetos oferecem conforto a seus usuários como também um ótimo rendimento energético. As estratégias passivas e ativas asseguram que o edifício alcance um baixo consumo de energia: um volume muito compacto, um sistema pele dupla na fachada e um átrio bioclimático ajudam a reduzir a perda de calor e ao mesmo tempo aumenta a inércia térmica. Os materiais foram escolhidos por suas qualidades à saude e de baixo impacto ao meio ambiente. Sistemas de captação de águas pluviais, ventilação natural da sala de espera e uma concepção bioclimática globa são muitos dos elementos que ajudam a alcançar este desafio de sustentabilidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Caen

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Castro, Fernanda. "Proposta do novo Tribunal de Caen / Baumschlager Eberle" [Propuesta Nuevo Tribunal de Caen / Baumschlager Eberle] 07 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-96143/proposta-do-novo-tribunal-de-caen-slash-baumschlager-eberle> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.