O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Desenho Urbano
  4. Holanda
  5. MVRDV
  6. 2013
  7. Fazenda de Vidro / MVRDV

Fazenda de Vidro / MVRDV

Fazenda de Vidro / MVRDV
Fazenda de Vidro / MVRDV, ©  Jeroen Musch
©  Jeroen Musch

© Persbureau van Eijndhoven © Persbureau van Eijndhoven Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV + 18

© Persbureau van Eijndhoven
© Persbureau van Eijndhoven

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Praça do Mercado de Schijndelâ sofreu danos durante a Segunda Guerra Mundial e tem sido objeto de inúmeras ampliações e remodelações desde então. Em 1980, Winy Maas escreveu uma carta, sendo que em 2000 a prefeitura da cidade adotou a ideia de uma nova estrutura para a praça, entre a igreja, a Câmara Municipal e a rua principal. MVRDV, desde então, propuseram incansavelmente opções que poderiam preencher a lacuna desta grande praça incomum. A Fazenda de vidro foi a sétima proposta do escritório para o local, sendo que os projetos anteriores incluíam um teatro.

© Persbureau van Eijndhoven
© Persbureau van Eijndhoven

A comunidade envolveu-se intensamente no processo, o que resultou em aquecidos debates, pesquisas e polêmicas na imprensa local - por partidários e adversários. O edifício de 1600 m², inteiramente coberto por uma fachada de vidro, consiste basicamente em uma série de equipamentos públicos, como restaurantes, lojas e um centro de bem-estar.

© Persbureau van Eijndhoven
© Persbureau van Eijndhoven

Por coincidência, o envelope máximo definido pelos urbanistas possuía a forma de uma tradicional edificação das fazendas da região. Todas as edificações de fazendas históricas foram medidas, analisadas e uma média ideal foi concebida destes dados. Em colaboração com MVRDV, o artista Frank van der Salm fotografou todas as fazendas tradicionais remanescentes  e, destes, uma imagem de um edifício típico foi composta. Esta imagem foi impressa utilizando um procedimento poroso para a fachada de vidro de 1800 m², resultando em um efeito como um vitral de uma catedral. A impressão é mais ou menos translúcida, dependendo da necessidade de luz e de vistas.

© Persbureau van Eijndhoven
© Persbureau van Eijndhoven

À noite, a estrutura será iluminada a partir do interior, tornando-se um monumento para a fazenda. Com uma altura de 14 metros, a Fazenda de Vidro é projetada intencionalmente fora de escala, sendo 1,6 vezes maior do que uma fazenda de verdade, simbolizando a vila crescendo em uma cidade. A imagem impressa segue esta "história aumentada", com a porta da fazenda sobreposta, por exemplo, aparecendo com a altura de 4 metros. Quando os adultos interagem com o edifício, eles podem experimentar ter o tamanho de uma criança novamente, possivelmente adicionando um elemento de lembrança nostálgica à recepção do edifício. Para melhorar ainda mais esta percepção, haverá uma mesa e em torno do edifício, um pátio de fazenda aumentado.

© Persbureau van Eijndhoven
© Persbureau van Eijndhoven

Coincidindo com a conclusão do edifício, uma exposição foi inaugurada  no Museu Jan Heestershuis sobre Contexto e Autenticidade. Mais tarde neste ano, um livro será publicado pela Editora NAI, explorando o desenvolvimento da Fazenda de Vidro, incluindo uma descrição literária dos custosos processos que levaram a sua realização.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

MVRDV concebeu o edifício junto com os empreendedores RemBrand, uma combinação de Van Den Brand Real Estate e Remmers Construction Group, juntamente com Hooijen Engineers, IOC Ridderkerk para as instalações, Brakel Atmos para a fachada e AGC para a impressão.

Diagrama
Diagrama
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Fazenda de Vidro / MVRDV" [Glass Farm / MVRDV] 11 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/95183/fazenda-de-vidro-slash-mvrdv> ISSN 0719-8906