A MVRDV e a Fundação Fugger estão celebrando o 500.º aniversário do projeto de habitação social Fuggerei, o complexo habitacional mais antigo do mundo, com um pavilhão cerimonial e três propostas para a "Fuggerei do Futuro". A celebração apresenta um programa de cinco semanas de discussões e eventos interdisciplinares sobre habitação social e os atuais desafios globais. Em homenagem à ocasião, a MVRDV projetou o pavilhão 'NEXT500', que exibe um estudo do escritório sobre o "Fuggerei do Futuro", apresentando um novo código Fuggerei e três propostas para novos complexos similares ao redor do mundo.
MVRDV
MVRDV celebra o complexo de habitação social Fuggerei na Alemanha com instalação temporária
MVRDV projeta instalação na cobertura do Het Nieuwe Instituut em Roterdã
Preparando o cenário para o Mês da Arquitetura de Roterdã em junho, a MVRDV projetou uma plataforma temporária no Het Nieuwe Instituut em Roterdã. O espaço para eventos com 600 m² intitulado The Podium será elevado 29 metros e pintado com uma cor rosa choque, tornando-o visível a todos os pedestres no nível do solo. A instalação será aberta ao público em 1º de junho, coincidindo com a inauguração do Festival do Mês de Arquitetura de Roterdã, e continuará a ser utilizada para eventos até 17 de agosto.
MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha
O projeto Traumhaus Funari do MVRDV, um bairro residencial proposto sobre partes de um antigo quartel militar dos EUA, começou a ser construído em Mannheim, na Alemanha. O projeto visa combinar acessibilidade, individualidade e diversidade, permitindo que os residentes façam suas próprias escolhas ecológicas e espaciais em relação às suas casas. O projeto consiste em um catálogo de tipologias residenciais com uma variedade de materiais, tamanhos, acabamentos, layouts internos e conexões com o exterior que os futuros residentes podem escolher.
MVRDV apresenta novo projeto de bairro sustentável para a cidade de Amsterdã
O MVRDV acaba de apresentar o seu mais novo projeto para a cidade Amsterdã. Chamado de "De Oosterlingen", a nova criação do escritório holandês está composta por sete edifícios residenciais sustentáveis na Ilha de Oostenburg, a leste do centro da capital. A proposta desenvolvida pela equipe do MVRDV organiza os edifícios paralelamente como em um 'código de barras' verde, dando forma a um conjunto coeso porém diverso, conformado por distintos acabamentos de fachadas como madeira, vidro, tijolo reciclado além de integrar compostos de origem orgânica e biológica.
Diller Scofidio + Renfro, GB + P e B720 Arquitectos vencem concurso para renovar o distrito de AZCA em Madri
Diller Scofidio + Renfro, Gustafson Bowman + Porter e B720 Fermín Vázquez Arquitectos compõem a equipe responsável pelo projeto que transformará o centro financeiro de Azca em Madri.
MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit
O escritório holandês MVRDV foi escolhido para projetar o Glass Mural, um novo empreendimento comercial em Detroit, EUA. O edifício de 3.716 m² contará com uma fachada de vidro adaptável que apresentará, de tempos em tempos, murais de artistas como DENIAL e Sheefy McFly. O Glass Mural será o terceiro projeto de uso misto liderado pelo MVRDV nos Estados Unidos e o primeiro em Detroit.
MVRDV transformará o pavilhão holandês da Expo 2000 em um complexo de co-working
O escritório holandês MVRDV apresentou um novo plano para transformar seu Pavilhão da World Expo de 2000 em Hannover. O projeto converterá o antigo Pavilhão de Exposições em um edifício de co-working e acrescentará duas estruturas, uma para moradia estudantil e outra para estacionamentos. A equipe pretende reinterpretar o conceito do projeto original para os dois novos edifícios e celebrar a estrutura icônica.
MVRDV vence concurso para o Centro Internacional Shimao ShenKong em Shenzhen
O MVRDV acaba de ser escolhido como o grande vencedor do consumo de projetos para o Centro Internacional Shimao ShenKong na China, sobressaindo-se à uma seleta lista de outros vinte e sete finalistas. A proposta apresentada pelos arquitetos holandeses propõe a construção de um complexo de uso misto de mais de cem mil metros quadrados em pleno coração do Campus da Universiade de New Town, implantada no distrito de Longgang em Shenzhen.
MVRDV vence concurso para o plano diretor do novo distrito criativo de Potsdam
O MVRDV acaba de vencer mais um concurso de arquitetura. O escritório holandês será responsável pelo desenvolvimento de um plano diretor para um novo distrito cultural e criativo no coração da cidade de Potsdam, na Alemanha. O projeto, desenvolvido sob encomenda para os empreendedores da Glockenweiß, o qual foi muito bem recebido pela comissão organizadora do concurso, principalmente por propor uma ocupação mais eficiente do espaço, disponibilizando uma área útil maior do que o que havia sido previsto pelas bases do concurso.
Guia de arquitetura de Amsterdã: 25 lugares para conhecer na capital holandesa
Amsterdã é uma das cidades mais belas da Europa. Suas origens estão no século XII, quando pescadores que moravam às margens do rio Amstel construíram uma ponte sobre a hidrovia perto do IJ criando uma grande enseada de água salgada. A maior parte do território da cidade está abaixo do nível do mar e, portanto, em uma porção de terra onde antes era água.
A capital holandesa tem uma forte relação com planejamento urbano, infra-estrutura de ciclismo e pontes, que cruzam os canais junto às antigas casas comerciais que se inclinam em ângulos impossíveis. Conheça, a seguir, 25 lugares em Amsterdã que merecem uma vista.
MVRDV divulga projeto de cidade inteligente para a companhia Tencent na China
O MVRDV acaba de divulgar imagens de sua proposta para o concurso da nova sede da Tencent, localizado na Baía de Qianhai, Shenzhen, China. Destacando o potencial ecológico da tecnologia das smart cities, o projeto prevê um distrito urbano completo, incluindo escritórios, residências para funcionários da Tencent, unidades comerciais, instalações públicas, escolas e um centro de conferências.
WERK12 / MVRDV + N-V-O Architekten
-
Arquitetos: MVRDV, N-V-O Architekten
- Área: 7700 m²
- Ano: 2019
Bienal de Shenzhen & Hong Kong propõe uma reflexão crítica à respeito dos “olhos da cidade”
A ser inaugurada no próximo mês dezembro, a Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Shenzhen (UABB), está sendo co-organizada pelas cidades de Shenzhen e Hong Kong. Sobre o mote “Urban Interactions”, a Bienal de Shenzhen de 2019 será a primeira a utilizar tecnologias de reconhecimento facial e inteligência artificial em suas exposições dedicadas, convidando a comunidade internacional de arquitetos a refletir sobre o impacto das tecnologias digitais no ambiente construído.
Edifício-paisagem: mercado de alimentos do MVRDV começa a ser construído em Taiwan
O MVRDV inovou em um mercado atacadista de frutas e vegetais em Tainan, Taiwan. Definido por um telhado verde acessível e com terraços, o mercado ao ar livre servirá como um importante centro na cadeia de fornecimento de Taiwan e um destino para reuniões, socialização e observação da paisagem circundante.
Chamado de “Mercado de Frutas e Vegetais de Tainan Xinhua”, o projeto do MVRDV transforma um aspecto muitas vezes prosaico da indústria de alimentos em uma experiência pública com os alimentos e a natureza. Localizado em uma posição estratégica entre a cidade e as montanhas, com boas conexões com transportes públicos, o edifício fica em um ponto conveniente para os comerciantes, compradores e visitantes.
MVRDV transformará o histórico Palais du Commerce em Rennes, na França
MVRDV venceu um concurso para renovar e ampliar o Palais du Commerce em Rennes, França. Desenvolvido em colaboração com os co-arquitetos Bernard Desmoulin e os investidores Frey e Engie Avenue, a transformação do marco histórico "significará um renascimento para o edifício e seus arredores".
O projeto do MVRDV reativará a Place de la Republique e o Palais, transformando um antigo prédio público em uma peça central da principal rua comercial da cidade, como foi originalmente planejado. Apesar de ser respeitosa com o edifício existente, a proposta do MVRDV adota uma abordagem crítica com transparência e acessibilidade.
'KoolKiel': projeto desenvolvido pelo MVRDV busca inspiração na história do lugar
O MVRDV apresentou o projeto de um novo edifício de uso misto, desenvolvido em uma área pós-industrial na cidade de Kiel, na Alemanha. A proposta que contará com um total de 65.000 metros quadrados, foi concebida através de um sistema amplamente flexível, permitindo que o edifício se adapte às demandas futuras com o passar do tempo.
Apelidado de “KoolKiel”, a proposta do MVRDV incorpora um grande edifício térreo existente, anteriormente utilizado como depósito e posteriormente como gráfica, aonde foram impressos os famosos quadrinhos alemães Werner durante a década de 1980. A proposta atual, de transformar o local em um novo hub para indústrias e mídias criativas, influenciou decisivamente os arquitetos do MVRDV, o que os levou a criar um edifício dinâmico e divertido ao mesmo tempo que incorporam parte da história do lugar e do edifício existente.
MVRDV vence concurso para torres de uso misto em Roterdã
MVRDV revelou o projeto de Weenapoint, um novo empreendimento de uso misto para a cidade natal do escritório: Roterdã, na Holanda.
Localizado no Distrito Central de Roterdã, vizinho à Estação Central de Roterdã, o projeto de 50 mil metros quadrados aumentará a recente transformação do complexo Weenapoint liderado pelo empreendedor Maarsen Groep. A terceira e última fase do plano, a proposta do MVRDV acrescentará 17.000 metros quadrados de espaço de escritórios, um embasamento comercial cheio de vida e até 300 unidades residenciais.
MVRDV divulga projeto de uma ponte com 80 metros de comprimento em Xangai
A passarela de 24 metros de largura será construída perto da cidade histórica de Zhujiajiao e contará com espaços para encontro e contemplação. O projeto foi eleito vencedor de um concurso e tem previsão de conclusão para 2019.