O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Alemanha
  5. Richard Meier & Partners
  6. 2013
  7. Nova Sede da Engel & Völkers / Richard Meier & Partners

Nova Sede da Engel & Völkers / Richard Meier & Partners

Nova Sede da Engel & Völkers / Richard Meier & Partners
Courtesy of Richard Meier & Partners
Courtesy of Richard Meier & Partners

Após um concurso internacional, Richard Meier & Partners Architects foi selecionado para projetar um novo edifício de uso misto em Hamburgo, Alemanha. Com o projeto de Richard Meier & Partners - uma das três propostas concorrentes - o local se tornará um lugar de destaque para trabalhar, viver e relaxar no bairro HafenCity.

  • Arquitetura

  • Localização

    Hamburgo, Alemanha
  • Coordenação do Projeto

    Richard Meier
  • Responsável pelo Projeto

    Bernhard Karpf
  • Equipe de Projeto

    Anne Strüwing, Parsa Khalili
  • Colaboradores

    Bori Kang, Amalia Rusconi-Clerici, Stephen Sze, Kevin Browning
  • Ano do projeto

    2013

Courtesy of Richard Meier & Partners Courtesy of Richard Meier & Partners Maquete Courtesy of Richard Meier & Partners + 10

A nova sede da Engel & Völkers em Hamburgo é um edifício com uma abordagem única apresentada pelo clássico problema de transparência, organização e forma dentro de uma tipologia pátio. Embora seguindo as exigências urbanas do bairro HafenCity, o bloco de edifício de sete andares, com um volume mais alto no canto noroeste - complementando o vizinho Marco Polo Tower - proporciona uma nova perspectiva sobre a disposição da tipologia habitual de pátio e cria um distinto projeto arquitetônico de identificação para as empresas da Engel & Völkers.

Courtesy of Richard Meier & Partners
Courtesy of Richard Meier & Partners

Bernhard Karpf, o responsável pelo projeto, comenta: "Ao tratar a aparência exterior com elegância e articulando o pátio interior e o átrio através de uma série de elementos mais expressivos, o edifício transforma-se de dentro para fora, em correspondência com o pedido dos clientes de um edifício sede convidativo e identificável".

O projeto da sede começou com um emparelhamento do edifício pátio com o sistema organizacional de um edifício híbrido que contém diferentes usos de programa, tais como apartamentos, academia, escritórios e espaços comerciais dentro de um edifício singular e identificável. A organização destes diversos usos programáticos são planejados exclusivamente para fornecer o máximo de benefícios para cada uso em planta e corte.

Corte
Corte

O exterior do edifício é lido como um escudo contínuo e articulado uniformemente com elaborações que traçam as diferenças internas do projeto. O interior contém e revela uma série de experiências compartilhadas de suas partes díspares.

O teto ondulante que cobre o átrio divide o domínio público (academia, lojas, cafetaria, galeria) abaixo das funções privadas (escritórios, residências) acima, mas também os unifica através da paisagem interior dramática que ele cria. Este elemento é revelado no exterior do edifício, em momentos-chave, como convite para adentrar ao edifício. A cobertura se transforma numa extensão horizontal de um cone, que serve tanto para iluminar o átrio como para proporcionar a circulação vertical. Torna-se uma característica arquitetônica e uma peça escultórica que ativa o pátio acima do átrio, que costuram juntos todas as funções programáticas do projeto e dá uma iconicidade para a construção, irradiando-se para o contexto urbano.

Courtesy of Richard Meier & Partners
Courtesy of Richard Meier & Partners

Richard Meier & Partners foi selecionado através de uma competição internacional, envolvendo Foster + Partners e Zaha Hadid Architects. É estimado que o projeto seja inaugurado em 2015.

Richard Meier comenta:
"Temos trabalhado na Alemanha há mais de 30 anos, começando com o Museu de Artes Decorativas de Frankfurt e, mais recentemente, com a construção do Café Plaza também em HafenCity, Hamburgo. Estamos muito satisfeitos por terem escolhido a gente para desenhar a nova sede da Engel & Völkers. Nossa proposta reflete uma organização contínua, aberta e clara dos requisitos do programa intrincado. O projeto acomoda várias qualidades de espaço e luz, para fazer uma arquitetura que não só é monumental, mas visualmente e funcionalmente sensível".

Maquete
Maquete

"Estamos bastante ansiosos para a construção do novo complexo Engel & Völkers e esperamos continuar contribuindo para o rico tecido urbano de Hamburgo".

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Richard Meier & Partners
Escritório
Cita: Jordana, Sebastian. "Nova Sede da Engel & Völkers / Richard Meier & Partners" [Engel & Völkers’ New Headquarters / Richard Meier & Partners] 31 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/94481/nova-sede-da-engel-and-volkers-slash-richard-meier-and-partners> ISSN 0719-8906