O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Arquitectura X
  6. 2012
  7. Casa em Cotacachi / Arquitectura X

Casa em Cotacachi / Arquitectura X

Casa em Cotacachi / Arquitectura X
Casa em Cotacachi / Arquitectura X, © Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

© Sebastián Crespo © Sebastián Crespo © Sebastián Crespo © Sebastián Crespo + 33

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal proveniente de uma ilha caribenha busca descanso em Los Andes no norte de Equador, a duas horas de Quito, num terreno campestre que está 2470 m acima do nível do mar, no vale formado entre os vulcões Imbabura e Cotacachi. O casal busca uma proposta de projeto antes dos quatro dias que antecedem a volta a seu lar, ou venderiam o terreno. Assim, projetamos uma casa sem conhecer o local e conhecendo os clientes por apenas duas horas.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Baseados na experiência da nossa própria casa, aplicamos a mesma estratégia: um esquema universal que possa ser aplicado às condições de qualquer lote num vale inter-andino, uma casa cujos limites espaciais sejam as duas montanhas que dominam o vale, a casa de vidro abstrata como ponto de partida.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Ao mesmo tempo sabemos que o abstrato e universal deve ser funcional, específico à topografia, clima, uso, etc. Mas há um aspecto que torna a arquitetura específica: sua construção e materialidade. Construir com materiais e técnicas locais iria ancorar o abstrato ao lugar, e determinaria também forma e tipo, a casa pátio.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

A construção na terra em uma área altamente sísmica, implica trabalhar com regras geométricas estritas que não permitem grande variação sobre os tipos locais; estas restrições não deixariam que a casa estivesse aberta às montanhas como limites finais, ou que varie para se ajustar especificamente à topografia, geometria do lote, árvores existentes e as necessidades de uso dos clientes. A aplicação estrita das técnicas de construção locais só garantiria continuidade aparente, mas não uma integração formal autêntica.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Deveríamos determinar uma maneira de fazer arquitetura específica desde o universal, intensificando as condições de realidade que nos pareciam essenciais mediante a abstração e materialização; como fazer uma casa de vale, não somente um objeto locado e limitado por eles? Entendendo a tipologia como uma ferramenta universal, modificada em sua forma pela materialidade, conseguimos determinar uma série de regras claras e adaptáveis para alcançar a especificidade.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

A casa pátio tradicional, construída com muros portantes de terra em planta baixa, piso alto e tetos de madeira, se abstrai em um novo tipo com pátio, definida neste caso por três compartimentos determinados pelo seu uso: um público compartilhado pelo casal e seus convidados, um privado para os hóspedes, separado pelo pátio, e um terceiro transversal sobre os outros dois para uso privado do casal.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Esta variação tipológica da casa pátio tradicional e da casa bi-nuclear moderna somada às propriedades da construção com terra-cimento prensado e a construção por camadas de materiais leves, apontam a uma síntese do local e universal, e sua continuidade na variação.

Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Arquitectura X
Escritório
Cita: "Casa em Cotacachi / Arquitectura X" [Casa En Cotacachi / Arquitectura X] 28 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/94095/casa-em-cotacachi-slash-arquitectura-x> ISSN 0719-8906