O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Aprendizagem
  4. Espanha
  5. Aires Mateus
  6. 2010
  7. Museu Parque De Los Cuentos No Antigo Convento De La Trinidad / Aires Mateus + Estudio Acta

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Museu Parque De Los Cuentos No Antigo Convento De La Trinidad / Aires Mateus + Estudio Acta

Museu Parque De Los Cuentos No Antigo Convento De La Trinidad / Aires Mateus + Estudio Acta
© Aires Mateus + Estudio Acta
© Aires Mateus + Estudio Acta

O futuro Parque de los Cuentos pretende ser um referente sobre o mundo da tradição oral e literatura infantil. Os grandes vazios criados na parcela do Convento são vistos acentuados na proposta que propõe a limpeza dos elementos sem valor adicionados no entorno, pretendendo com isto realizar a presença imponente do Convento frente ao que o rodeia e fixar a atenção do visitante em seu grande volume.

Mais imagens na continuação.

© Aires Mateus + Estudio Acta
© Aires Mateus + Estudio Acta

A cidade de Málaga deve possuir um papel ativo dentro da importância de um edifício e de uma atuação como esta. Devemos, portanto, tentar ao menos, fazer cidade enquanto fazemos arquitetura e museografia. VAZIO, mistério, que se produz no novo vestíbulo de acesso, com um passo intermédio ao assombro, à SURPRESA de entrar no coração do grande claustro original desde as ruas adjacentes. O visitante deverá se preencher de EMOÇÕES e vivências de todo tipo ao longo de seu percurso pelo Parque, mais que se relacionar com um determinado e prolixo conteúdo expositivo.

© Aires Mateus + Estudio Acta
© Aires Mateus + Estudio Acta

Dada a forte presença do antigo Convento, a proposta tenta CRIAR UM VALOR ainda maior, se possível, as velhas paredes e seus grandes volumes acentuados pela posição altiva que ocupa um patamar elevado entre quatro e oito metros sobre as ruas circundantes. E que não compete com o Bem existente, mas trata de o complementar mediante uma série de volumes soterrados, cheios de luz, que servem para alojar aqueles usos primordiais do volume principal e que não deveriam ser alojados nele (serviços, gestão, manutenção, estacionamentos).

© Aires Mateus + Estudio Acta
© Aires Mateus + Estudio Acta

Uma nova rua coberta e iluminada atravessa o lote de Norte a Sul, conectando, aproximando e integrando de maneira íntima a cidade ao Parque através dos novos volumes enterrados, que vão atuar como FILTRO, não somente climático, como também sensitivo sobre o visitante do complexo. Eles nos permite liberar quase todo o terreno para converte-lo num grande Parque ao ar livre e criar usos e atividades que aproveitem o magnífico clima da cidade de Málaga. O novo vestíbulo principal (coração do novo complexo) e as quatro salas adjacentes que o rodeiam, não são nada além de ECOS do claustro original (coração do antigo convento) e de suas quatro galerias perimetrais.

© Aires Mateus + Estudio Acta
© Aires Mateus + Estudio Acta

Quatro são também as principais tarefas arquitetônicas: pesquisar, criar, representar e construir. Como quatro são as principais atividades que se propõe em relação com a PALAVRA: escutar, ler, contar e criar. E, definitivamente, quatro deveriam ser os objetivos deste Parque de los Cuentos: provocar, motivar, suscitar e induzir o desejo à leitura. Propomos uma arquitetura massiva, que nos proporcione abrigo e proteção, isto é: que tenha um caráter intemporal; que não pretenda entrar em conflito com a arquitetura histórica do Convento, mas que contribua ao diálogo frutífero entre ambos; que não crie armadilhas urbanísticas no seu desenvolvimento posterior. Propomos também seções e espaços atrativos e adequados na ESCALA das crianças, verdadeiras protagonistas do Parque, sem cair em tentações próximas de um parque temático.

  • Arquitetos

    Manuel Aires Mateus, Francisco Aires Mateus, F. Javier López Rivera, Ramón Pico Valimaña
  • Localização

    La Trinidad, Málaga, Espanha
  • Equipe de Projeto

    Neus Beneyto, Carlos Martinez, André Passos, Ivan Lemma, Horie Kohsuke
  • Chefe de Projeto

    Jorge P. Silva
  • Instalações

    Afa Consult, Insur Jg
  • Estruturas

    Duarte y Asociados
  • Fotografias

  • Topógrafos

    Fernando Casquero Lacort, Jose Antonio López Gutiérrez
  • Área

    11.652,79 m2
  • Ano de Projeto

    2010
  • Category

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Castro, Fernanda. "Museu Parque De Los Cuentos No Antigo Convento De La Trinidad / Aires Mateus + Estudio Acta" [Museo Parque De Los Cuentos En El Antiguo Convento De La Trinidad / Aires Mateus + Estudio Acta] 28 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/93909/museu-parque-de-los-cuentos-no-antigo-convento-de-la-trinidad-slash-aires-mateus-plus-estudio-acta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.