O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Interiores
  4. Brasil
  5. Studio Arthur Casas
  6. 2012
  7. Loja de Vinho Mistral / Studio Arthur Casas

Loja de Vinho Mistral / Studio Arthur Casas

Loja de Vinho Mistral / Studio Arthur Casas
Loja de Vinho Mistral / Studio Arthur Casas, © Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra |  FG+SG © Fernando Guerra |  FG+SG © Fernando Guerra |  FG+SG © Fernando Guerra |  FG+SG + 14

  • Arquitetura

  • Autor

    Arthur Casas
  • Co-autores

    Raphael França, Joana Oliveira
  • Gerente de Projeto

    Cristiane Trolesi
  • Equipe de Projeto

    Gabriel Ranieri, Maria Alice Carvalho, Mariana Santoro
  • Construtora

    Souza Lima
  • Área

    126,73 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A distribuidora Mistral procurou o Studio Arthur Casas com o desafio de criar uma loja que inovasse a maneira como os clientes abordariam o mundo do vinho. Num universo onde grande parte das transações é feita pela internet, precisávamos criar um espaço que contasse o vinho de maneira lúdica, atraindo novos clientes e permitindo aos iniciados aprofundar seus conhecimentos.

© Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

A loja de 100 metros quadrados é relativamente pequena para o programa: espaço de vendas, adega, estoque, galeria interativa, espaço de leitura e degustação. Escolhemos a linha curva para integrar essa multiplicidade de espaços e evocar as percepções sensoriais ligadas ao vinho.

© Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Convidar a desvendar o conteúdo de cada garrafa, que representa um território, uma tradição. A curva cria um percurso de descoberta onde cada espaço se revela aos poucos. Garrafas suspensas flutuam acompanhando a forma orgânica, com um fundo abstrato de luz e um ripado de madeira acima, trazendo calor e sobriedade para a loja. Uma faixa espelhada esconde telas que quando acionadas pelo toque de garrafas brancas revelam informações sobre os vinhos de cada seção.

© Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Usamos as paredes da loja para expor o vinho de forma a enaltecê-lo, com toda a parte técnica escondida entre as paredes. Uma adega de pé-direito duplo é separada por uma porta de vidro, guardando os vinhos mais valiosos com um sistema de climatização próprio.

Corte
Corte

Na galeria interativa uma mesa convida o visitante a descobrir mais informações sobre o vinho, sensores instalados em algumas garrafas selecionadas permite que um conteúdo associado à mesma seja acionado quando posta sobre a mesa. A garrafa torna-se um ‘mouse’, girando-a podemos descobrir o terroir, entrevistas com produtores, notação da safra, etc.

© Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

No fundo da loja um espaço de leitura guarda livros especializados por entre as ripas que se prolongam até o chão. Toda a lateral da loja funciona como estoque. As garrafas suspensas geram uma textura rica, tomando o pé-direito duplo do espaço de leitura e se prolongando para o mezanino. No mesmo temos o espaço de degustação com duas mesas que se encaixam, adaptando-se ao número de convidados.

© Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

A cada espaço a garrafa é apresentada de maneira distinta, apesar de onipresente ela nunca se torno um objeto monótono, mas sim uma textura que se transforma conforme os ambientes. Uma garrafa pode possuir conteúdos extramente diversos, sugerir a multiplicidade na descoberta do mundo do vinho foi o ponto inicial do projeto arquitetônico.

© Fernando Guerra |  FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Na Mistral a maneira como o produto está apresentado é indissociável da informação que ele contém, acreditamos que esse projeto seja inovador porque arquitetura, produto, informação e interatividade formam uma só entidade.

Planta
Planta
Cita: "Loja de Vinho Mistral / Studio Arthur Casas" [Mistral Wine Store / Studio Arthur Casas] 25 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/93420/loja-de-vinho-mistral-slash-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906