O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Calderon-Folch-Sarsanedas Arquitectes
  6. 2012
  7. Casa eficiente MZ / Calderon-Folch-Sarsanedas Arquitectes

Casa eficiente MZ / Calderon-Folch-Sarsanedas Arquitectes

Casa eficiente MZ / Calderon-Folch-Sarsanedas Arquitectes
© Pol Viladoms
© Pol Viladoms

© Rodrigo Díaz-Wichmann © Rodrigo Díaz-Wichmann © Rodrigo Díaz-Wichmann © Pol Viladoms + 13

© Pol Viladoms
© Pol Viladoms

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio era intervir numa casa de 1918, mantendo o volume original e a fachada da rua, mas melhorando a sua performance de conforto térmico e acústico. Os sistemas construtivos e os materiais utilizados na reabilitação permitiram alcançar o objetivo, reduzindo a demanda de energia de 171Wh/m2 a 17 kWh/m2 (reabilitação enérgica de fator 10), transformando um edifício tradicional exitente numa casa antiga em apenas 120 dias.

© Rodrigo Díaz-Wichmann
© Rodrigo Díaz-Wichmann

Três fatores contribuiram para dificultar a operação: a má orientação da casa e a pouca liberdade volumétrica - trata-se de uma vivenda entre divisas e com o jardim a Nordeste - um orçamento reduzido e um prazo de execução apertadíssimo.

Corte
Corte

O desenho do corte permite reorientar a vivenda. Uma nova clarabóia cumpre as funções de captor solar e luminoso, garantido simultaneamente a ventilação natural cruzada evitando a estratificação térmica servindo de suporte aos painéis solares instalados. A localização deste elemento organiza um sótão que oferece vistas, luz e ventilação. Uma grande janela face ao jardim introduzem profundidade espacial e proximidade em diálogo visual entre interior e exterior.

© Rodrigo Díaz-Wichmann
© Rodrigo Díaz-Wichmann

Optou-se por um sistema construtivo em seco e pré-fabtricado, garantido uma maior precisão na execução e um menor tempo de montagem em obra. Desenharam-se os diferentes elementos construtivos - cobertura, fachada, sótão, escada e clarabóia - com peças de madeira pré-fabricadas numa oficina com sistema de controlo numérico. A cobertura montou-se num dia, assim como a clarabóia, a fachada e o sótão.

© Rodrigo Díaz-Wichmann
© Rodrigo Díaz-Wichmann

Para atingir um excelente desempenho da casa, foram utilizados materiais biológicos, reduzindo o impacto ambiental e melhorando a habitação sustentável. Assim, a cobertura, e a fachada do jardim construíram-se a partir de uma trama estrutural de madeira local, painéis de madeira OSB e 26 cm de isolamento térmico de fibras de madeira; a fachada está revestida a madeira e a cobertura revestida com um deck de pinho isolado termicamente. No interior o sótão é integralmente de placa trípla de abeto e o pavimento térreo é de linóleo. A vivenda está equipada com painéis solares para águas quentes e um sistema de ventilação mecânica de duplo fluxo com recuperação de calor com 88% de rendimento nominal.

Planta primeiro pavimento
Planta primeiro pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Calderon-Folch-Sarsanedas Arquitectes
Escritório
Cita: "Casa eficiente MZ / Calderon-Folch-Sarsanedas Arquitectes" [Casa eficiente MZ / Calderon-Folch-Sarsanedas Arquitectes] 16 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/91833/casa-eficiente-mz-slash-calderon-folch-sarsanedas-arquitectes> ISSN 0719-8906