O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Dinamarca
  5. CEBRA
  6. 2012
  7. Dormitórios Grundfos Kollegiet / CEBRA

Dormitórios Grundfos Kollegiet / CEBRA

Dormitórios Grundfos Kollegiet / CEBRA
Courtesy of CEBRA
Courtesy of CEBRA
  • Arquitetura

  • Localização

    Aarhus, Dinamarca
  • Colaboração

    Sjælsø, Niras
  • Cliente

    Faculdade de Engenharia de Aarhus
  • Área

    6000.0 m2
  • Ano do projeto

    2012

Courtesy of CEBRA Courtesy of CEBRA Courtesy of CEBRA Courtesy of CEBRA + 21

Courtesy of CEBRA
Courtesy of CEBRA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma das mais notáveis características do Grundfos Kollegiet’s é a de prover alojamentos para os estudantes no coração da revitalização portuária da cidade de Aarhus – ou seja,uma habitação de baixo custo em um terreno extremamente atrativo. Como muitas outras frentes portuárias, o antigo porto de Aarhus vem sendo transformado em um bairro dinâmico. Grundfos Kollegiet’s é um dos primeiros projetos finalizados na área, que quando completo, abrigará 7.000 habitantes e terá 12.000 escritórios, com uma área total de 800.000 m² que torna-o o maior empreendimento portuário na Europa.

Courtesy of CEBRA
Courtesy of CEBRA

Para reforçar o objetivo principal do edifício, que é fornecer um local de moradia para os alunos no período de estudos, o projeto trabalha com linhas verticais como uma metáfora de livros. De longe isso faz com que o aspecto do edifício assemelhe-se a livros numa prateleira, enquanto que próximo o edifício parece uma mini Manhattan, com feixes de mini torres. Cada “torre” é tratada de forma diferente, tanto dentro como fora, com diferentes materiais e aberturas de janelas. Isso cria uma variedade de acomodações,adequadas para solteiros, casais ou amigos que vivem juntos. As torres são projetadas com diferentes alturas, a fim de incorporar instalações técnicas no telhado, acentuar a entrada principal e fornecer um terraço na cobertura com vista para o mar e para a cidade.Estas considerações puramente funcionais acabam dando a este micro Manhattan um skyline único.

Courtesy of CEBRA
Courtesy of CEBRA

As "torres” são inseridas no perímetro do terreno e estabelecem um espaço aberto interno que através de uma simples estratégia de concepção conforma um átrio funcional, bem como espetaculares qualidades estéticas. Os apartamentos individuais são acessados a partir das varandas, que encerram o átrio de 12 andares com revestimentos espelhados.Os espelhos transformam a sensação de espaço, expandindo o átrio, relativamente estreito, com intermináveis reflexões caleidoscópicas do edifício e das pessoas que se movimentam através dele.

Planta
Planta

Os espelhos também contribuem para um espaço comum mais ativo, apoiando os aspectos sociais de um edifício dormitório. As reflexões auxiliam a orientação em vários andares e permite a visão das atividades que estão sendo localizadas em várias partes da edificação. De um modo semelhante, as cores no átrio melhoram a orientação entre os pavimentos. Como um equivalente à divisão da fachada em torres, as cores gráficas das portas são usadas para conformar faixas verticais vermelhas, laranjas e amarelas desde o térreo à cobertura.

Courtesy of CEBRA
Courtesy of CEBRA

Além de ser um método de baixo custo para criar impressionantes características espaciais, os espelhos também reduzem a necessidade de iluminação artificial, refletindo o máximo de luz natural da grande abertura zenital até o saguão.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
CEBRA
Escritório
Cita: "Dormitórios Grundfos Kollegiet / CEBRA" [Grundfos Kollegiet Dormitory / CEBRA] 16 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/91810/dormitorios-grundfos-kollegiet-slash-cebra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.