O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Jardim De Infância
  4. Espanha
  5. Ignacio Quemada Arquitectos
  6. 2010
  7. Escola Infaltil em Zarautz / Ignacio Quemada Arquitectos

Escola Infaltil em Zarautz / Ignacio Quemada Arquitectos

Escola Infaltil em Zarautz / Ignacio Quemada Arquitectos
Escola Infaltil em Zarautz / Ignacio Quemada Arquitectos, © Alejo Bagué
© Alejo Bagué

© Alejo Bagué © Alejo Bagué © Alejo Bagué © Alejo Bagué + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Indamendi Kalea, 20800 Zarautz, Gipuzkoa, Espanha
  • Arquiteto Responsável

    Ignacio Quemada
  • Equipe de Projeto

    Ibón Pérez Murguiondo
  • Estrutural

    José Antonio Gurruchaga
  • Instalações

    JG Ingenieros
  • Arquiteto Técnico

    Juan Cruz Lizarraga
  • Orçamento

    € 765,794
  • Área

    692.0 m²
  • Ano do Projeto

    2010
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A prefeitura de Zarautz necessitava ampliar sua Haurreskola (escola infantil) e decidiu fazê-lo aproveitando o segundo Plano E para construir um novo edifício muito próximo do existente. A convocatória do concurso aconteceu em dezembro de 2009 e o edifício deveria ser terminado doze meses depois.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

Este cronogrma tão apertado condicionou completamente o desenvolvimento do projeto e a obra, e foi isso talvez, a razão pela qual o edifício construído resulte tão ingênuo como a proposta que foi feita para o concurso.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

O terreno é um triângulo retângulo, praticamente isósceles, com um cateto alinhado com a rua, outro com um futuro bloco de oito pavimentos, e a hipotenusa orientada para o canal Abendaño, do qual está separado por uma margem verde (ainda sem ajardinamento).

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

Como se fosse uma brincadeira de criança, uma peça alongada foi disposta sobre o cateto alinhado com o futuro bloco, concentrando todos os espaços de serviço e em seguida o corredor e cinco salas de aula. Para a adaptação da parcela, umas das salas de aula de crianças de 1-2 anos foi girada para ser posicionada sobre a hipotenusa e outra foi avançada para criar um espaço multiuso, enquanto as três salas para crianças de 0-1 anos ficam junto no centro. O resto do triângulo ficou como áreas para jogos e jardim.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

Durante  desenvolvimento do projeto, a Prefeitura quis separar o espaço de uso múltiplo e juntar as duas salas de 1-2 anos, o que levou a modificar a posição da entrada.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

O jogo geométrico ingênuo da planta tem tradução volumétrica. As salas de aula são peças mais altas com telhado inclinado de uma água, e abertas para a área de jogos, simulando caixas sobre o resto, que é resolvido com uma cobertura plana.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

Se a Haurreskola atual é cinza com alguns toques de cor, estas cores foram escolhidas para fazer delas o "material" a ser utilizado em todas as fachadas do novo edifício.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

Sem saber exatamente como iria ser construído, no concurso as fachadas foram representadas inspiradas no motivo infantil de lápis de cor. A pressão dos prazos e orçamento condicionava a tradução desta ideia para um sistema construtivo padronizado. No fim das contas, foi projetado e construído com chapas de alumínio laqueado LUXALON 84 R, elegendo apenas 6 cores de sua reduzida paleta de cores para exteriores.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

A chapa colocada na vertical impõem uma "folga" de 100 mm que se estende como um guia para todas as fachadas, modulando com precisão a disposição dos buracos da fachada. As cores estão dispostas segundo uma sequência repetida que se alterna lâminas brancas com lâminas de cor, de modo que pela frente dos buracos das fachadas este e seu painel de cor se transforma em estrutura vertical, removendo as lâminas brancas e deixando passar as que têm cor.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

As esquinas foram resolvidas com chapas de alumínio dobradas, de mesma largura aparente em cada fachada que as próprias chapas. Com este tratamento uniforme das fachadas, o volume, ainda que resultado da soma da cobertura plana e as caixas de cobertura inclinada, não se decompõe em várias peças, mas sim é compreendido como um todo, uma "altura" baseada na massa de tiras verticais de cores diferentes.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

Ainda que o edifício não tem caráter de “manifesto sustentável” e é neste sentido de aspecto convencional, que se trata da primeira obra que o escritório responsável desenvolveu do início ao fim tomando como base a Norma Europeia ISO 14.006 de ECODESENHO.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Ignacio Quemada Arquitectos
Escritório
Cita: "Escola Infaltil em Zarautz / Ignacio Quemada Arquitectos" [Escuela Infantil en Zarautz / Ignacio Quemada Arquitectos] 13 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/91397/escola-infaltil-em-zarautz-slash-ignacio-quemada-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.