O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura
  6. 2006
  7. Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura

Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura

Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura
© Roland Halbe
© Roland Halbe
  • Arquitetos

  • Localização

    Salamanca, Espanha
  • Equipe de Projeto

    Jesús María Aparicio Guisado
  • Colaboradores

    Carlos Pesqueira Calvo, Jesús Donaire García de la Mora, Artemio Fochs Navarro, Carlos García Fernández
  • Ano do Projeto

    2006
  • Fotografias

© Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe + 21

Corte
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Somente depois de decidir onde construir uma casa você pode ter consciência da importância dela. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A residência está localizada em um local calmo, distante o suficiente da cidade. A distância faz com que esta casa satisfaça as condições de moradia na cidade de Salamanca e Madri.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O local onde a casa está localizada é o topo de uma colina, a partir da encosta norte que cai no lado sul no planalto castelhano, em uma paisagem plana e infinita.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A topografia e orientação constroem uma parte muito importante do espaço arquitetônico, daí a importância da escolha do local. Seu acesso a partir da estrada mais próxima leva por um caminho rochoso de tráfego lento e difícil, que serpenteia por uma floresta de carvalhos. Além disso, quando você chega ao topo da colina, há uma área rochosa do lado norte.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O projeto tem como objetivo destacar estes espaços, a fim de torná-los habitáveis em uma casa com vista para o horizonte distante.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A casa, portanto, tem duas escalas: uma pequena e fragmentada em seu norte, leste e oeste, onde a floresta de carvalhos a rodeia. A outra escala é absolutamente ótima na presença de sua frente sul, abre ao horizonte infinito do plateau.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O acesso à casa é através de uma plataforma que conecta as áreas privadas da casa e da paisagem circundante. Além disso, ela conecta a floresta de carvalho nas proximidades com o planalto distante. Por conseguinte, a plataforma tenta estabelecer um segundo nível, o qual tem a função de limiar. De forma consistente com a posição ambivalente da plataforma, os elementos naturais e artificiais são sobrepostos: árvores, água e rochas intercaladas com o pódio de concreto. Outra característica da residência é a conexão das áreas através do controle da natureza inefável, o artifício previsível e arquitetura abstrata.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A casa tem uma construção dupla: algumas partes perenes são construídas para durar em um edifício que tem uma implementação primitiva e estrutura (de concreto e pedra) de caráter mais efêmero e técnico (onde os materiais são de vidro, telha, aço e madeira), construído para mudar com o tempo, que responde especificamente para a função e instalações.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A casa tem um desenvolvimento longitudinal e a sua perpendicular ao horizonte, sua estrutura vertical é de suportar paredes de concreto ciclópico, exceto para a proa sul. Além disso, esta estrutura suporta uma laje de 10,50 x 43 m de concreto armado. Nós também tentamos a laje pertencendo ao lugar para ter um carácter duradouro. Para este fim, usamos a rocha da escavação, a fim de preparar o concreto ciclópico.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O resultado da construção é de uma parte sólida inferior, perto do solo. A textura áspera das paredes verticais, que a natureza reconhece como sua, tornando mais fácil para os líquenes, musgos e plantas aninhadas no local. Estas paredes verticais são recipientes a terra: os lugares cheios de cascalho extraído de uma pedreira, constroem um novo terreno e faz a casa ter uma conexão com a natureza e com o horizonte distante do sul. Este novo solo suporta a laje do telhado, que é uma cobertura de neve e chuva que constrói a sombra necessária para a casa.

Courtesy of Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura
Courtesy of Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura

Um limite não é o que faz fronteira com alguma coisa, mas é o lugar onde as coisas começam a ter uma presença. No espaço arquitetônico da casa pode ser estabelecida uma relação entre o limite e a continuidade do espaço e borda, e descontinuidade do mesmo. A casa ainda permanece como um lugar onde a natureza é controlada, especialmente o lugar onde o horizonte começa a sua presença: a casa do horizonte  / Horizonte de casa.

Courtesy of Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura
Courtesy of Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura" [Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura] 11 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/91266/casa-del-horizonte-slash-jesus-aparicio-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.