O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura
  6. 2006
  7. Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura

Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura

Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura
© Roland Halbe
© Roland Halbe
  • Arquitetos

  • Localização

    Salamanca, Espanha
  • Equipe de Projeto

    Jesús María Aparicio Guisado
  • Colaboradores

    Carlos Pesqueira Calvo, Jesús Donaire García de la Mora, Artemio Fochs Navarro, Carlos García Fernández
  • Ano do Projeto

    2006
  • Fotografias

© Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe + 21

Corte
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Somente depois de decidir onde construir uma casa você pode ter consciência da importância dela. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A residência está localizada em um local calmo, distante o suficiente da cidade. A distância faz com que esta casa satisfaça as condições de moradia na cidade de Salamanca e Madri.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O local onde a casa está localizada é o topo de uma colina, a partir da encosta norte que cai no lado sul no planalto castelhano, em uma paisagem plana e infinita.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A topografia e orientação constroem uma parte muito importante do espaço arquitetônico, daí a importância da escolha do local. Seu acesso a partir da estrada mais próxima leva por um caminho rochoso de tráfego lento e difícil, que serpenteia por uma floresta de carvalhos. Além disso, quando você chega ao topo da colina, há uma área rochosa do lado norte.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O projeto tem como objetivo destacar estes espaços, a fim de torná-los habitáveis em uma casa com vista para o horizonte distante.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A casa, portanto, tem duas escalas: uma pequena e fragmentada em seu norte, leste e oeste, onde a floresta de carvalhos a rodeia. A outra escala é absolutamente ótima na presença de sua frente sul, abre ao horizonte infinito do plateau.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O acesso à casa é através de uma plataforma que conecta as áreas privadas da casa e da paisagem circundante. Além disso, ela conecta a floresta de carvalho nas proximidades com o planalto distante. Por conseguinte, a plataforma tenta estabelecer um segundo nível, o qual tem a função de limiar. De forma consistente com a posição ambivalente da plataforma, os elementos naturais e artificiais são sobrepostos: árvores, água e rochas intercaladas com o pódio de concreto. Outra característica da residência é a conexão das áreas através do controle da natureza inefável, o artifício previsível e arquitetura abstrata.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A casa tem uma construção dupla: algumas partes perenes são construídas para durar em um edifício que tem uma implementação primitiva e estrutura (de concreto e pedra) de caráter mais efêmero e técnico (onde os materiais são de vidro, telha, aço e madeira), construído para mudar com o tempo, que responde especificamente para a função e instalações.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A casa tem um desenvolvimento longitudinal e a sua perpendicular ao horizonte, sua estrutura vertical é de suportar paredes de concreto ciclópico, exceto para a proa sul. Além disso, esta estrutura suporta uma laje de 10,50 x 43 m de concreto armado. Nós também tentamos a laje pertencendo ao lugar para ter um carácter duradouro. Para este fim, usamos a rocha da escavação, a fim de preparar o concreto ciclópico.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O resultado da construção é de uma parte sólida inferior, perto do solo. A textura áspera das paredes verticais, que a natureza reconhece como sua, tornando mais fácil para os líquenes, musgos e plantas aninhadas no local. Estas paredes verticais são recipientes a terra: os lugares cheios de cascalho extraído de uma pedreira, constroem um novo terreno e faz a casa ter uma conexão com a natureza e com o horizonte distante do sul. Este novo solo suporta a laje do telhado, que é uma cobertura de neve e chuva que constrói a sombra necessária para a casa.

Courtesy of Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura
Courtesy of Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura

Um limite não é o que faz fronteira com alguma coisa, mas é o lugar onde as coisas começam a ter uma presença. No espaço arquitetônico da casa pode ser estabelecida uma relação entre o limite e a continuidade do espaço e borda, e descontinuidade do mesmo. A casa ainda permanece como um lugar onde a natureza é controlada, especialmente o lugar onde o horizonte começa a sua presença: a casa do horizonte  / Horizonte de casa.

Courtesy of Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura
Courtesy of Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura
Escritório
Cita: "Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura" [Casa Del Horizonte / Jesús Aparicio Estudio de Arquitectura] 11 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/91266/casa-del-horizonte-slash-jesus-aparicio-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.