O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja
  4. Espanha
  5. Equipo Olivares Arquitectos
  6. 2006
  7. Salão Paroquial María Inmaculada / Equipo Olivares Arquitectos

Salão Paroquial María Inmaculada / Equipo Olivares Arquitectos

Salão Paroquial María Inmaculada / Equipo Olivares Arquitectos
Salão Paroquial María Inmaculada / Equipo Olivares Arquitectos, © José Oller
© José Oller

© José Oller © José Oller © José Oller © José Oller + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    Urbanización Los Alisios II, Santa Cruz de Tenerife, Espanha
  • Equipe de Projeto

    Javier Pérez-Alcalde Schwartz, Fernando Aguarta García
  • Aparelhador

    José Floreal Martínez
  • Ano Projeto

    2006
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote se transformará na futura igreja e uma praça de acolhimento. O encargo atual constava de construir o Salão Paroquial como pedestal do futuro templo. Dessa maneira, construiu-se o edifício levando em conta vários aspectos que definem a proposta: 

© José Oller
© José Oller

A própria natureza de uma edificação destinada ao culto, levantou a necessidade de obter espaços para contemplação e meditação. Para isso, o Salão Paroquial se volta para os jardins internos, isolado do exterior por  paredes de concreto ciclópicos e concreto armado. Os fechamentos, como persianas e perfurações, entende-se como telas de luz, terminando de proporcionar o ambiente desejado no interior do espaço.

© José Oller
© José Oller

Entendemos o Salão Paroquial como uma casca que envolve um grande espaço em seu interior. E assim, o exterior é duro e resistente, enquanto o interior é claro (a presença da luz do dia), aromático (o jardim de laranjeiras aconchegante), misterioso (a escada atrás das paredes brancas) ou pragmático (usos claramente dispostos).

© José Oller
© José Oller

Entendemos o Salão Paroquial como um passeio ritual onde a surpresa pode surgir em cada curva. Para tanto, acessa-se por um pátio ajardinado, e depois dele, entrando em uma galeria em claro-escuro. Ou vai-se direto para o fundo plano iluminado de cima. Atrás, um outro pátio que será invadido por trepadeiras ao longo do tempo, fornece um fundo de vegetação para o quarto.

© José Oller
© José Oller

Entendemos o Salão Paroquial como uma superfície flexível com capacidade de adaptação aos diferentes usos. É o grande espaço protagonista definitivo.  Um bloco fixo na entrada (revestido em madeira) contém o escritório do pastor, banheiros e serviços. O resto, distribuído mediante divisórias leves, poderá ser alterado a vontade. Entendemos o Salão a partir de materiais que respirassem, que sentissem o passar do tempo. O concreto aparente é colorido de inverno, as laranjas trazem as cores, as esquadrias farão os vidros para a rua e a madeira contribuirá com seu calor.

© José Oller
© José Oller


Courtesy of Equipo Olivares Arquitectos
Courtesy of Equipo Olivares Arquitectos

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão Paroquial María Inmaculada / Equipo Olivares Arquitectos" [Salón Parroquial María Inmaculada / Equipo Olivares Arquitectos] 10 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/91169/salao-paroquial-maria-inmaculada-slash-equipo-olivares-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.