.jpg?1361393559)
- Área: 4 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Miguel de Guzman
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto pretende traduzir a otimização do funcionamento do programa na resolução forma do edifício, buscando uma arquitetura coerente, contundente, clara e altamente visível.
.jpg?1354245186)
A disposição de uma peça elevada de armazenamentos de veículos configura a imagem do edifício na escala distante, e gera abaixo deste volume um núcleo público, aberto em toda sua fachada principal e laterais, como uma grande espaço único.Concebido como uma grande praça contínua oferecida ao cleinte, engloba o estacionamento, zona de perícia e entrega e recolhimento de veículos, e o espaço de exposição e atenção ao público. A área de atendimento ao público aparece como um pavilhão único, permeado, simultaneamente, pelo núcleo de atividades interior e o exterior.
.jpg?1354245174)
Atrás destes espaços públicos, estão organizadas as circulações verticais de veículos, mediante rampas sobrepostas de duplo sentido que acessam os armazéns de veículos situados no subsolo e no primeiro pavimento. No primeiro andar, dedicado principlamente ao estacionamento, estão alocados também a oficina e espaços serventes sobre a zona da rampa. Sobre esta franja posicionam-se instalações de climatização, centro de transformação de caldeira. O fechamento vertical deste pavimento é feito com painéis de metal troquelado, constituindo uma pele permeável que oculta seu uso. O uso da cor roxa corporativa converte este corpo em um elemento claramente localizável e identificável.
.jpg?1354245190)
O subsolo é dedicado ao armazenamento dos veículos, reservando o espaço abaixo da rampa para as instalações. Neste nível são dispostos também o túnel de lavagem de veículos.
.jpg?1354245217)
Foi dado especial atenção às circulações do edifício para assegurar um funcionamento fluído. Estas são baseadas em um esquema de dois anéis de sentido inverso - circulação dos clientes um, e circulação interna outro- tangentes à zona de perícia, onde acontece a troca de veículos. O funcionamento previsto é: entrada de veículos (para reparo ou substituição), conduzido pelo cliente, ao núcleo de atividades, onde se estaciona nas vagas preparadas para tal fim; retirada do veículo para o primeiro pavimento, pela rampa, até a oficina; entrada do veículo para entregar ao cliente (veículo reparado ou substituído) ao núcleo de atividades desde o subsolo, previamente passado pelo túnel de lavagem; saída do centro.
.jpg?1354245228)
Construtivamente, opta-se por utilizar unicamente os sistemas mais habituais nos edifícios industriais, perseguindo a contenção de prazos e a simplicidade de execução, apostando ainda na pre-fabricação para garantir essa rapidez.
.jpg?1354245301)