O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Espanha
  5. MUKA Arquitectura
  6. 2012
  7. Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura

Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura

  • 23:53 - 22 Dezembro, 2012
Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura
Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura, © Ricardo Santonja
© Ricardo Santonja

Descrição enviada pela equipe de projeto. A finalidade deste projeto de iluminação de MUKA Arquitectura consiste em dotar o castelo e outros monumentos de Buitrago del Lozoya de uma instalação de iluminação artística que enfatize a presença destes ícones arquitetônicos na paisagem noturna de Buitrago, assim como a incorporação de um sistema de iluminação de emergência para a evacuação das 1.700 pessoas que podem circular.

© Ricardo Santonja © Ricardo Santonja © Ricardo Santonja © Ricardo Santonja + 15

© Ricardo Santonja
© Ricardo Santonja

Trata-se de uma intervenção de adequação urbana que dota o pátio de armas do castelo de um novo caráter noturno, convertendo-o em um espaço único para celebrar todo tipo de espetáculos e atos culturais. Pretende-se assim promover uma nova oferta cultural em Buitrago dirigida não somente aos seus habitantes, mas também aos turistas e visitantes.

© Ricardo Santonja
© Ricardo Santonja

Buitrago del Lozoya é um pequeno município ao norte da Comunidade Autônoma de Madrid em plena Sierra de Guadarrama. É o único povoado de toda a comunidade que conserva íntegro seu antigo recinto murado, de origem árabe do século XI e restaurado no século XV. Buitrago del Lozoya conta com outros ícones arquitetônicos como o castelo gótico-mudejar de los Mendoza, que data do século XV e a igreja de Santa Maria del Castillo, realizada em 1321 no mesmo estilo.

© Ricardo Santonja
© Ricardo Santonja

O projeto se resolve com um anel metálico perimetral, como uma calha, que se apoia na arquibancada existente e por ela que é executada a instalação elétrica que dá serviço aos focos instalados no perímetro interno do castelo. A calha adequa-se e enfatiza a disposição circular da arquibancada devido ao seu antigo uso como plaza de toros para os festejos municipais na primeira metade do século XX. Esta geometria permite reduzir os metros lineares de cabeamento ao mínimo e uma distribuição radial das derivações individuais a cada um dos focos. O elemento auxiliar de cabeamento se integra a própria forma ao desenvolver a mesma altura que a primeira arquibancada, finalizando o piso existente.

© Ricardo Santonja
© Ricardo Santonja

A chapa perfurada da calha de aço corten permite a instalação de uma tira contínua de LED como parte do sistema de iluminação ambiente e de emergência ao conectar-se a um SAI (sistema de Alimentação Ininterrupta). Este sistema de iluminação minimiza o impacto ambiental da intervenção, já que permite uma economia energética entre 80 e 90% e além disso tem uma duração de até 100.000 horas, o que implica por sua vez em uma grande economia em reposição. Além disso é composta por 96% de material reciclado, convertendo-o em um dos sistemas de iluminação menos danosos ao meio ambiente. As quatro esquinas do Castelo se enfatizam com as colunas de luz instaladas, do mesmo material que o próprio anel, aportando umas dimensões mais domésticas para a escalado edifício, cujas dimensões são distorcidas ao perder os compartimentos intermediários e ao aumentar o Pátio de Armas.

© Ricardo Santonja
© Ricardo Santonja

Trata-se de uma atuação cujo objetivo é dotar este inigualável complexo arquitetônico de uma iluminação de caráter funcional e ornamental mediante um sistema dinâmico, que da mesma forma que a luz do dia, está a mudar, variando, gerando um jogo cromático e de luzes e sombras que variam o aspecto do edifício e nossa percepção do mesmo, enfatizando o caráter mágico e o peso da história de Buitrago del Lozoya.

Sobre este escritório
MUKA Arquitectura
Escritório
Cita: "Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura" 22 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/88670/iluminacao-do-castelo-buitrago-del-lozoya-slash-muka-arquitectura-slash-muka-arquitectura> ISSN 0719-8906