O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Ginásio
  4. França
  5. LAN Architecture
  6. 2012
  7. Ginásio e Esplanada da Câmara Municipal / LAN Architecture

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Ginásio e Esplanada da Câmara Municipal / LAN Architecture

Ginásio e Esplanada da Câmara Municipal / LAN Architecture
Ginásio e Esplanada da Câmara Municipal / LAN Architecture, © Julien Lanoo
© Julien Lanoo

© Julien Lanoo © Julien Lanoo © Julien Lanoo © Julien Lanoo + 40

  • Arquitetos

  • Localização

    Place de l’Hôtel de Ville, Chelles (77), França
  • Gestor do Projeto

    Conselho Municipal de Chelles
  • Empreiteiro

    BETEM
  • Consultoria de Engenharia HEQ

    Isabelle Hurpy
  • Orçamento

    3.85M € excl. VAT
  • área

    2,200 m2
  • Ano

    2012
  • Fotografias

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ágora
O projeto do ginásio e da praça do central de Chelles foi uma oportunidade de usar um projeto de arquitetura para abordar questões urbanas que foram deixadas de lado em desenvolvimentos passados. O enredo é, de fato, em uma posição central, entre o Parque da Memória Emile Fouchard, a Câmara Municipal, a escola de segundo grau Weczerka e o centro de arte contemporânea «les Églises»: um ambiente altamente heterogêneo onde todos os símbolos e os poderes da cidade (a igreja, Estado, cultura, educação e esportes) estão concentrados.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Todos estes componentes, neste caso, parecem ser mais do que justapostos na verdade, pedidos, apesar da intervenção delicada por Marc Barani e Martin Szekely transformando as duas igrejas em um centro de arte contemporânea.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

O objetivo deste projeto é repetir este reescalonamento, elevando-o à categoria de uma ágora. O espaço, portanto, necessitava de uma inserção estratégica, volumétrica e uma idéia, contribuindo para a conclusão da história e uma nova percepção do todo.

planta
planta

Papel urbano do novo edifício                                                                  Com base nesta observação, consideramos o projeto como uma operação de remontagem urbana em que o ginásio e esplanada desempenham o papel de articulação. Contamos com uma análise detalhada da operação, seqüências e as escalas dos vários componentes. A pegada ortogonal do edifício é paralela às fachadas da escola de segundo grau e da Câmara Municipal. Desta forma, ajuda a redefinir e melhorar os espaços urbanos, bem como para ligar o parque a igreja através de uma viagem.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Estes espaços públicos, a praça e a nova rua de pedestres, são desenhados de maneira convencional: regular, cercada e definida por edifícios.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Um objeto urbano, um «catalisador» de pontos de vista                                 Uma vez que os volumes foram construídos, o desafio do projeto arquitetônico residiu na renovação do vocabulário tradicional da academia: muitas vezes, lidamos com uma caixa opaca, cega e surda para o contexto em que ela ocorre.

fachadas
fachadas

Aqui, nós tivemos que fugir do imaginário relacionado às instalações desportivas para implementar um objeto que «permite-nos ver» um caleidoscópio de fragmentação urbana, fazendo a difração e refletindo a imagem dos edifícios circundantes, a fim de responder com uma visão nova e mais sensível.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Para este fim, a fachada é composta de duas camadas, a primeira (o vidro) que reflete e permite a entrada de luz, e o segundo (o cobre), colorindo e aumentando a reflexão, proporcionando uma protecção contra os impactos de vidro.

diagrama
diagrama

Enquanto a forma simples e a localização ortogonal do edifício permite a ordenação dos espaços, as fachadas criam uma ambiguidade de esvaziar a construção da sua relevância, fazendo-o desaparecer. O conjunto dá uma impressão de leveza e magia. À noite, o jogo se inverte.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

O ginásio, com seu estilo e pegada, pretende ser o símbolo de uma nova visão da cidade.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Organização Interna                                                                                      Uma vez que a estratégia urbana e o tratamento das fachadas foram definidos, a simplicidade dos volumes permitiu transformar a organização espacial do ginásio em uma área eficaz e funcional.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

O sistema técnico utilizado para o envelope é simples: uma estrutura de aço, a parte inferior das fachadas de vidro feita de uma parede de concreto isolada por um revestimento de cobre no interior. Esta pele dupla apresenta um isolamento de som ideal. O cobre, sobre a madeira, absorve o ruído e reduz a ressonância em áreas de alto volume, como os salões poli esportivos. A realização deste projeto é também um bom exemplo de uma eco-construção.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Um projeto baseado na lógica de eco-construção                                        Com um isolamento térmico Classificado no nível de desempenho energético muito alto (THPE), a construção garante um alto nível de conforto graças à inércia das suas isoladas paredes de concreto que contribuem para o esfriamento no verão e a perda de calor limitada no inverno. Ela é reforçada pela presença de ventilação noturna nos espaços. O sistema utilizado é composto de uma planta de tratamento de ar de fluxo de potência dupla recuperando energia a partir do ar de exaustão. Cada fachada está equipado com uma área de vidro de 2,28 m2, STADIP 44,2 do tipo «securit», do lado externo e vidro temperado (8 mm), com uma lâmina de 14 milímetros de árgon resistente ao calor.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Aquecimento
O local está diretamente conectado à rede de calor geotérmico da cidade. Um programador de aquecimento anterior a ocupação do espaço também está implementado. A distribuição de calor garante as necessidades de água quente e aquecimento no ginásio, uma extensão, vestiários e espaços de circulação.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Eletricidade
Trinta e dois módulos fotovoltaicos com uma potência de 7360 Watts, ou 6.600 VA para revenda a FED, foram instalados.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

A gestão da água
Lá fora, o sistema de recuperação de água da chuva trabalha junto com o telhado verde. Ele abastece as áreas sanitárias do ginásio e a vegetação circundante.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Iluminação
O prédio recebe luz natural através de grandes janelas na parede cortina e no teto. Isso é enfatizado pela presença externa de um chão de luzes de LED embutidas. Os pontos de acesso são marcados por candelabros. Detectores de presença estão sendo usados ​​em todos os interiores, exceto para o grande salão, otimizando o gerenciamento de energia com base no atendimento.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Ginásio e Esplanada da Câmara Municipal / LAN Architecture" [Gymnasium and Town Hall Esplanade / LAN Architecture] 17 Dez 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/87560/ginasio-e-esplanada-da-camara-municipal-slash-lan-architecture> ISSN 0719-8906