O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Paraguai
  5. Grupo Culata Jovai
  6. Vivenda W.F. / Grupo Culata Jovai

Vivenda W.F. / Grupo Culata Jovai

Vivenda W.F. / Grupo Culata Jovai
Vivenda W.F. / Grupo Culata Jovai, Cortesia do Grupo Culata Jovai
Cortesia do Grupo Culata Jovai

Cortesia do Grupo Culata Jovai Cortesia do Grupo Culata Jovai Cortesia do Grupo Culata Jovai Cortesia do Grupo Culata Jovai + 14

  • Arquitetos

  • Localização

    Assunção, Paraguai
  • Arquiteto Encarregado

    Miguel Angel González Merlo
  • Construção

    Miguel Angel González Sotelo
  • Cálculo Estrutural

    Anibal Aguilar
  • Colaboradores

    Sergei Jermolieff Merlo
  • Cliente

    Federico Wagener, Tania Foschino
  • Área

    2012.0 m2
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um músico completando sua terceira década de vida e a primeira como casal, decide formar um lugar onde começar uma nova vida junto de sua esposa, uma atriz da mesma idade. O orçamento reduzido não foi um problema, desde o começo foi um componente a mais do projeto. 

Cortesia do Grupo Culata Jovai
Cortesia do Grupo Culata Jovai

Um terreno pequeno no centro de Assunção, o pátio de uma residência recentemente restaurada onde atualmente funciona nosso estúdio. Duas construções preexistentes, a do fundo com banheiro e quarto pequeno com cobertura de telhas espanholas sobre estrutura de madeira e revestimentos cerâmicos; a da frente com depósito, banheiro e salão comercial com cobertura plana de abóbada. Dividimos os lotes e obtivemos em terreno irregular de aproximadamente 4,5 variável de frente x 30 de fundo.

Cortesia do Grupo Culata Jovai
Cortesia do Grupo Culata Jovai

Para resolver os espaços construímos uma estrutura de concreto armado que solucionasse o projeto tanto em suas qualidades estáticas, espaciais e também estéticas (dado que finalmente toda construção possui um estética, pensada desde o início o resultado de outros processos). Pilares de 0,30 x 0.30 m, vigas invertidas nas bordas na primeira laje e vigas normais na segunda resolvendo assim parte do fechamento lateral, que, logo, seriam fechados com tijolos comuns de alvenaria. Nesta construção nova se localizaram: no primeiro piso uma galeria para o exterior e um espaço de sala de estar e jantar jantar integrados, no segundo pavimento estão dois dormitórios com banheiros privados. Foi utilizada a construção do fundo elevada 90 cm do solo para localizar a cozinha e a área de serviços, a estrutura de madeira da cobertura foi reutilizada para construir um mezanino com telhas cerâmicas e uma capa e concreto armado de regularização, assim, sobre a cozinha e área de serviços se localizou um escritório. Ao aproveitar a diferença de níveis preexistentes, organizou-se a residência em níveis intermediários. Por fim: nível 0,00 área social, nível +0,90 cozinha e área de serviços, nível +2,90 dormitórios, nível +3,80 escritório e nível +5,80 varanda de onde se observa a baía de Assunção. A escada está no centro como elemento vinculador entre a construção preexistente e a nova em um espaço de tripla altura.

Cortesia do Grupo Culata Jovai
Cortesia do Grupo Culata Jovai

Na galeria foi conservado um reservatório, em um setor com solo pouco resistente pelo qual corre um curso d'água, assim foram evitados a fundação e os pilares de canto e calculou-se um balanço de 4,5 m reforçado com um sistema de protensão "kapelú" (jargão guarani para "feito artesanalmente") para evitar a deformação deferida (previu-se uma contra-flecha de 3 cm que logo após desmoldar acabou sendo de 0,8 cm). O tensor é constituído por duas barras de aço planas de 20 milímetros de perfis metálicos tensionados introduzidos nas vigas antes da concretagem, na parte superior um elemento metálico para a transmissão dos esforços de um lado ao outro. Por fim, tudo isso tensionado com tensores comuns, dos que se usam para tensionar estruturas de galpões. 

Cortesia do Grupo Culata Jovai
Cortesia do Grupo Culata Jovai

Da rua, a propriedade é uma fachada na linha municipal, com a parede nua tendo o reboco sido retirado, evitando a necessidade de manutenção posterior. Construiu-se uma parede de tijolos que dá privacidade à varanda da frente e à habitação mas permite a passagem do vento. Os tijolos das demolições realizadas foram reutilizados como fechamento, ficando à vista, com isso se economizou tanto em material como nos custos da retirada dos escombros. 

Cortesia do Grupo Culata Jovai
Cortesia do Grupo Culata Jovai

A estrutura de concreto, trabalhado tradicionalmente, como "se faz" em todos os lados, inclusive onde não há arquiteto, onde não há engenheiro, buscando a universalidade construtiva. Constrói-se evitando complexidades, com a tecnologia disponível. O que se constrói é o que se utiliza, e somente se constrói o que é realmente imprescindível para obter um espaço de qualidade. Se constrói o essencial e se aproveita o que já tem, entendendo que os recursos são escassos e não tem sentido desperdiçar recursos disponíveis, simplesmente devemos aprender a olhar de outra perspectiva e poder converter escombros em paredes, coberturas em pisos ou chapas de resíduos em portões. 

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Grupo Culata Jovai
Escritório
Cita: "Vivenda W.F. / Grupo Culata Jovai" [Vivienda W.F. / Grupo Culata Jovai] 17 Dez 2011. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/87373/vivenda-wf-slash-grupo-culata-jovai> ISSN 0719-8906