Casa de Aço de Tóquio / MDS

Casa de Aço de Tóquio / MDS

© Hiroshi Ueda© Hiroshi Ueda© Hiroshi Ueda© Hiroshi Ueda+ 26

Tóquio, Japão
  • Arquitetos: MDS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  84
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007 Ano:  2007
  • Fotógrafo Fotografias:  Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A maioria dos edifícios de planta livre, com estrutura independente que são construídos hoje em dia com o emprego do ferro, utilizam técnicas japonesas de soldagem de renome mundial, vistas comumente na construção naval. A busca, por parte dos clientes, pelo emprego de chapas de aço o mais esbeltas possíveis, gera uma série de dificuldades em relação a qual tipo de tinta especializada e material isolante deve ser usada para a regulação térmica das placas externas. No entanto, para esta edificação residencial foi usado um método simples que não requer mão de obra especializada, o que resultou numa construção versátil, que tem bom desempenho no controle de temperatura e que pode ser construída em qualquer lugar do mundo, devido à sua estrutura de paredes finas.

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Localizada em uma área residencial central de Tóquio, a casa ocupa um lote estreito, de 5x16 metros, num eixo norte-sul, dois metros acima do nível da rua. No nível da rua há uma garagem de concreto reforçado ( no subsolo), e acima do solo a edificação consiste num espaço residencial de quatro pavimentos delimitado por finas paredes. As paredes externas dessa residência de 10 metros de altura são parafusadas à vigas estruturais feitas de material leve e respirável, cuja espessura, incluindo o acabamento em madeira, é de 100 mm. O mesmo material foi utilizado para os espaços internos, reforçando a capacidade de controle de calor das paredes externas e preservando uma temperatura interna confortável.

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

A aparência externa foi definida de acordo com as leis de zoneamento limitadoras e a fachada sul que está voltada para o sol, tem uma dupla-camada de metal expandido que limita a visibilidade de fora. Também permitiu-se que a luz  do sul entrasse na casa através de um terraço e de um átrio. O que se espera é que este tipo de abordagem flexível da construção seja adotada em algum lugar do mundo.

Corte
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa de Aço de Tóquio / MDS" [Tokyo Steel House / MDS] 15 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-86478/casa-de-aco-de-toquio-slash-mds> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.