O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja
  4. Bélgica
  5. Gijs Van Vaerenbergh
  6. 2011
  7. Lendo nas Entrelinhas / Gijs Van Vaerenbergh

Lendo nas Entrelinhas / Gijs Van Vaerenbergh

Lendo nas Entrelinhas / Gijs Van Vaerenbergh
Lendo nas Entrelinhas / Gijs Van Vaerenbergh, © Filip Dujardin
© Filip Dujardin

© Filip Dujardin              © Filip Dujardin              © Filip Dujardin              © Filip Dujardin              + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Looz, Limburg, Bélgica
  • Seguridade

    Ney&partners
  • Execução

    Cravero bvba (steal) / MEG (fundaments)
  • Iniciador

    Provincie Limburg / Z33
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

'Lendo nas Entrelinhas' é um projeto da dupla Gijs Van Vaerenbergh, uma colaboração entre os jovens arquitetos belgas Pieterjan Gijs (Leuven, 1983) e Arnout Van Vaerenbergh (Leuven, 1983). Desde 2007, eles realizam  trabalhos em espaços públicos em que contribuem com seus conhecimentos arquitetônicos, mas com intenções artísticas. Seus projetos não são originados da iniciativa de um cliente clássico, por exemplo, e carregam uma alta dose de autonomia. Suas primeiras preocupações são a experimentação, a reflexão, um envolvimento físico com o resultado final e a conexão do espectador. 

© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

O projeto é parte de um 'poço', um trajeto artístico com trabalhos de cerca de dez artistas na região de Borgloon-Heers (na província flamenca de Limburg). 'Poço' será a primeira parte da exposição do projeto Z-OUT, uma iniciativa em que Z33 o museu de arte contemporânea da cidade de Hasselt, apresenta arte no espaço público. Em 24 de setembro, Gijs Van Vaerenbergh revelará uma construção na paisagem rural, por uma rota ciclística, baseada no projeto de uma igreja local. Esta igreja consiste em 30 toneladas de aço e 2.000 colunas, construída no fundamento do concreto armado. Através do uso de placas horizontais, o conceito da igreja tradicional é transformada em um objeto de arte transparente.

© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

Dependendo da perspectiva do espectador, a igreja é percebida como um edifício massivo, ou dissolve-se - parcialmente ou completamente - pela paisagem. Quem a vê de dentro para fora, por sua vez, presencia-se um jogo abstrato de linhas que remodela a paisagem circundante. Dessa forma, igreja e paisagem podem ser consideradas partes do projeto - portanto, também o seu título, que implica que ao ler entre as linhas, deve-se ler também as próprias linhas. Em outras palavras: a igreja torna a experiência subjetiva da paisagem visível, e vice-versa.

© Filip Dujardin
© Filip Dujardin
© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

O projeto pode ser lido como uma reflexão de assuntos arquitetônicos como escala, implantação, e outros conceitos. Mas o projeto enfaticamente também transcende o estritamente arquitetônico. Afinal de contas, a igreja não tem uma função bem definida e se concentra na experiência visual em si (pode-se até considerar que seja um desenho no espaço). Ao mesmo tempo, a construção demonstra que essa experiência é uma consequência do projeto, que explicitamente refere-se às várias etapas da concepção.. Para além de que, a igreja não cumprindo sua função clássica,  pode ser entendida como uma reflexão sobre o patrimônio relacionado com a ocupação atual das igrejas da região (e seu potencial de reuso artístico).

© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

Todas estas camadas mesclam em uma obra de arte aberta a várias leituras, desde estritamente arquitetônica a artística. Ao mesmo tempo, 'Lendo nas Entrelinhas' é uma intervenção espacial acessível que passa, entre outras, uma experiência visual inesperada.

© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Gijs Van Vaerenbergh
Escritório
Cita: "Lendo nas Entrelinhas / Gijs Van Vaerenbergh" [Reading Between the Lines / Gijs Van Vaerenbergh] 25 Dez 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/86309/lendo-nas-entrelinhas-slash-gijs-van-vaerenbergh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.