O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Proposta Vencedora da Praça do Mercado Sustentável / TomDavid Architects

Proposta Vencedora da Praça do Mercado Sustentável / TomDavid Architects

Proposta Vencedora da Praça do Mercado Sustentável / TomDavid Architects
Proposta Vencedora da Praça do Mercado Sustentável  / TomDavid Architects  , © Cortesia de TomDavid Architects
© Cortesia de TomDavid Architects

© Cortesia de TomDavid Architects

TomDavid Architects partilhou conosco a sua proposta vencedora do primeiro lugar para competição da Praça do Mercado Sustentável  em Casablanca. Na proposta, eles combinaram com sucesso técnicas indígenas de abrigo e de controle de calor, a responsabilidade de sua residência, e materiais inovadores de baixa manutenção. Ao fazer isso, eles criam um ícone eficiente e pragmático para a próxima geração de mercados, que serve como um catalisador para a melhoria. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.

© Cortesia de TomDavid Architects

O local está situado perto de Medina e, em consequência tecida entre as estruturas econômicas e sociais indispensáveis da Cidade Velha.  Mercados legais e ilegais dominam a paisagem urbana e são vitais para a economia local. A desvantagem desta densidade de negócios comerciais de rua é a poluição e a decadência do espaço público. O projeto terá que servir como exemplo de como melhorar os aspectos práticos do mercado, mas deixando as estruturas econômicas sociais existentes intactas.

© Cortesia de TomDavid Architects

O formato da copa refere-se à natureza, providenciando sombra e abrigo como uma árvore. A sobreposição das folhas da copa assegura a drenagem da água da chuva e permite a circulação de ar. As formas curvas concretas do desenho são tanto um tributo à arquitetura moderna de Casablanca dos anos 50 como um endosso da beleza da forma feminina, como um aceno para a cultura dominante masculina nas ruas.

© Cortesia de TomDavid Architects

Como definir sustentabilidade no contexto mais amplo da realidade de Casablanca? Além disso, apenas como uma ferramenta de design, neste caso sustentabilidade deveria ser uma jornada social. Esta viagem provocada pela aquisição de uma nova consciência e percepção, através da geração de novas soluções, ativando novos padrões de comportamento e, portanto, a mudança cultural. Este processo deve ser visto como um desenvolvimento positivo sob a responsabilidade dos moradores locais para aumentar o capital econômico, social e ecológico.

Corte

Em nossa proposta de projeto, entretanto, nossa contribuição sustentável é dupla. Primeiro por usar técnicas de baixa tecnologia para coletar e reutilizar água da chuva para as descargas dos banheiros, limpar o piso do mercado e aplicar o esfriamento pela evaporação utilizando o calor do sol e o vento para refrescar o ar embaixo da cobertura. Segundo, por ter certeza que a sustentabilidade será um diário coletivo, onde impacto ambiental negativo deverá ser eliminado. Através da implementação de um sistema de tratamento de lixo e resíduos para o mercado e utilizando materiais de baixa manutenção, habitabilidade e durabilidade serão melhoradas.

Axonometria

 

Ficha técnica:

Sobre este autor
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Proposta Vencedora da Praça do Mercado Sustentável / TomDavid Architects " 03 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/84564/proposta-vencedora-da-praca-do-mercado-sustentavel-tomdavid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.