IV Seminário DOCOMOMO Sul - PEDRA, BARRO E METAL: Norma e Licença na Arquitetura Moderna do cone sul americano. 1930-1970

IV Seminário DOCOMOMO Sul - PEDRA, BARRO E METAL: Norma e Licença na Arquitetura Moderna do cone sul americano. 1930-1970

IV Seminário DOCOMOMO SUL, com o tema PEDRA, BARRO E METAL: norma e licença na arquitetura moderna do cone sul americano. 1930-1970, promovido pelo PROPAR-UFRGS (Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a realizar-se durante os dias 25 a 27 de março de 2013 no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.

O evento é co-promovido pelo DOCOMOMO Brasil e DOCOMOMO Rio Grande do Sul sediados no programa assim como pelo DOCOMOMO Paraná, o capítulo brasileiro e braços locais da organização internacional empenhada na documentação e conservação do movimento moderno em arquitetura. Tem o apoio da Uniritter, via seu Núcleo de Projetos e Laboratório de Teoria e História da Arquitetura. O seminário se enquadra na série dos seminários DOCOMOMO, já consagrados como o principal evento sobre a arquitetura moderna no país. Desde 1995, já foram realizados 9 Seminários DOCOMOMO Brasil, 3 Seminários DOCOMOMO São Paulo, 4 Seminários DOCOMOMO Norte-Nordeste e 3 Seminários DOCOMOMO Sul, 2 Seminários DOCOMOMO RJ e 1 DOCOMOMO MG. Note- se que, dada a situação de Porto Alegre, o Seminário DOCOMOMO Sul é na verdade um seminário internacional no seu escopo. O material no seu site www.ufrgs.br/docomomo está sendo publicado tanto em português quanto em espanhol e inglês.

O seminário quer recordar a importância técnica, formal e simbólica da pedra, do barro e do metal para a arquitetura moderna em terras sul-americanas, incluindo todo tipo de componentes técnico-construtivos feitos a partir desses materiais (blocos, paralelepípedos, placas, tijolos, perfis, telhas, revestimentos cerâmicos, etc). Visa examinar, revisar e discutir as diversas maneiras como arquitetos e engenheiros da região abaixo do paralelo 22 reagem no período 1930-70 às potencialidades e problemas da pedra, do barro e do metal enquanto estrutura, cobertura, compartimentação, pavimentação, revestimento, mobiliário, como respondem a uma condição orgânica carregada de conotações naturalistas e a uma capacidade de industrialização e/ou mineralização inovadoras, como se enquadram nos discursos e nas práticas do período, em que medida referendam norma ou constituem licença, como se comparam com experiências pregressas e contemporâneas em outros lugares.

Nessa perspectiva, serão bem-vindos trabalhos inéditos de estudiosos brasileiros e estrangeiros tratando da documentação, conservação e análise de edifícios, componentes de edifícios e/ou espaços abertos conformes aos parâmetros geográficos, cronológicos, estilísticos e materiais que o tema propõe. As apresentações de trabalho conformes à chamada, a se desenvolver em sessões paralelas durante dois dias. Como no I Seminário DOCOMOMO SUL que versou sobre Vidro, no II Seminário DOCOMOMO SUL que versou sobre Concreto, e no III Seminário, que versou sobre Madeira, o programa começa com o exame do estado da arte no começo do período de estudo e termina com uma discussão sobre as perspectivas contemporâneas do material.

Cronograma

A Comissão Científica do IV Seminário DOCOMOMO Sul fará a seleção de trabalhos para apresentação oral com publicação ou simples publicação. A seleção será feita em duas etapas. A primeira seleção se fará através de resumo (máximo de 600 palavras), com iconografia e bibliografia. A segunda etapa da seleção definirá a categoria de apresentação do trabalho e será feita por meio da análise do texto completo. O cronograma segue abaixo:

16/12 – Data limite para envio dos resumos
07/01 – Informe da seleção dos resumos
17/02 – Data limite para envio do texto completo
03/03 – Informe da categorização dos trabalhos

25/03 – Abertura do evento.

Para mais informações sobre o evento e sobre as inscrições, acesse o site do evento: http://www.ufrgs.br/propar/ivdocomomosul/

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "IV Seminário DOCOMOMO Sul - PEDRA, BARRO E METAL: Norma e Licença na Arquitetura Moderna do cone sul americano. 1930-1970" 28 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-82949/iv-seminario-docomomo-sul-pedra-barro-e-metal-norma-e-licenca-na-arquitetura-moderna-do-cone-sul-americano-1930-1970> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.