O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pulpit Rock Mountain Lodge / Helen & Hard

Pulpit Rock Mountain Lodge / Helen & Hard

Pulpit Rock Mountain Lodge / Helen & Hard
Pulpit Rock Mountain Lodge / Helen & Hard, Cortesia de Helen & Hard
Cortesia de Helen & Hard

O novo Pulpit Rock Mountain Lodge acomoda 28 quartos de hóspedes, um café, um restaurante e uma sala de conferências. A pousada situa-se na trilha principal que leva a Pulpit Rock, o penhasco em balanço sobre o Lysefjord.

Cortesia de Helen & Hard

Condições do local/Implantação

A implantação da pousada e volumetria são bem dispostas em relação ao ambiente imediato com o seu terreno ondulado, o seu desenho de cobertura remetendo ao de picos adjacentes. O volume é ainda dobrado em torno de um afloramento de rocha, criando um gesto para a entrada principal. O telhado pende em lugares diferentes para cobrir espaços externos e terraços ligados ao restaurante e sala de conferências.

Cortesia de Helen & Hard

Cliente

O cliente, Stavanger Turistforening (Stavanger Trekking Association), vem respondendo ao número crescente de turistas que visitam a Pulpit Rock (atualmente cerca de 120.000 pessoas por ano), percebeu que a velha cabana (construída em 1947) não atingia os padrões modernos. O intuito era fornecer ao cliente um edifício modesto, com alojamento adequado e sanitários adaptados. O edifício deve ter acesso universal e ser verdadeiramente amigável com o meio ambiente.

Cortesia de Helen & Hard

Construção e Materiais

O sistema construtivo consiste em 32 nervuras de elementos de madeira maciça, colocadas a uma distância de 2,8 m. Cada parede, piso e teto são construídos com o mesmo sistema pré-fabricado. As nervuras se duplicam entre os quartos de modo que os elementos do piso possam ser suspensos entre eles, ao mesmo tempo em que impedem a transmissão do som lateral. As estruturas que contêmas salas públicas são perfuradas para criar mais espaço e orientadas para as melhores vistas.

Planta 02

A madeira maciça é a Holz100. Foi escolhida para a construção porque o seu sistema completo de madeira pura não necessita de cola ou de pregos. Os painéis de madeira, constituídos por várias camadas de madeira são mantidas unidos apenas por cavilhas de madeira, que incham após a injecção. Isto significa que a madeira retém quase todas as suas qualidades performativas de acordo com a capacidade de carga e de direccionamento.

Corte 02

O chefe de engenharia enfrentou um desafio: a grande envergadura sobre os espaços públicos, o café e restaurante. Isso foi resolvido ligando o acúmulo dos elementos de dentro para fora, expondo as camadas diagonais que então poderiam estender para a sala em um nível superior e formar uma geometria espacial única para os quartos públicos. Ao mesmo tempo, o procedimento revelou princípios únicos de construção de Holz100 com materiais de madeira de qualidades intrínsecas.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Helen & Hard
  • Ano: 2008
  • Área construída: 1260 m²
  • Tipo de projeto: Hotéis
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Strand, Noruega
  • Implantação no terreno: Isolado
  1. Cliente: Stavanger Trekking Association

Sobre este escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "Pulpit Rock Mountain Lodge / Helen & Hard" 18 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/76535/pulpit-rock-mountain-lodge-helen-e-hard> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.