O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. 1º Lugar: Complexo de Uso Misto JAY / ASAR Consulting Engineers

1º Lugar: Complexo de Uso Misto JAY / ASAR Consulting Engineers

1º Lugar: Complexo de Uso Misto JAY / ASAR Consulting Engineers
1º Lugar: Complexo de Uso Misto JAY / ASAR Consulting Engineers, © Cortesia de ASAR Consulting Engineers
© Cortesia de ASAR Consulting Engineers

© Cortesia de ASAR Consulting Engineers

ASAR Consulting Engineers compartilhou conosco sua proposta vencedora na competição para projetar o complexo de uso misto JAY em Teerã, no Irã. Com o objetivo de um plano de longo prazo para criar um complexo urbano vibrante em um local com 54 hectares de área, a sua proposta de resposta a esses desafios começa com um jardim público que melhora os espaços existentes verdes e desempenha um papel como uma estrutura urbana para integrar as 4 zonas diferentes do projeto. O programa inclui cerca de 173 hectares de atividades comerciais, de lazer e administrativa.

© Cortesia de ASAR Consulting Engineers

O organizador da competição, a Universidade de Teerã, Arquitetura e Casa Civil (UTACH), anunciou a concorrência de dois estágios do projeto do complexo de uso misto Jay, em Abril de 2012. A primeira etapa da competição anunciou publicamente o chamamento dos grupos de arquitetura, que são qualificados para este programa. UTACH finalmente elegeu15 empresas, entre 85 grupos cadastrados para participar da próxima fase. Na segunda etapa, os grupos foram obrigados a oferecer as suas propostas em três escalas diferentes incluído um plano diretor de todo o local, um desenho urbano de uma zona e um projeto arquitetônico de um edifício particular.

© Cortesia de ASAR Consulting Engineers

Os principais desafios do projeto foram: 1. Preservar e melhorar os existentes espaços verdes internos. 2. Fazer conexões espaciais entre os espaços internos do local e da cidade. 3. Criação de uma estrutura urbana flexível para integrar os elementos do projeto. 4. Prevenção de cruzamento de caminhos e estradas para ter a maior área de superfície livre para os pedestres. 5. A obtenção de um plano flexível, que pode ser implementado no caso de alteração das exigências e viabilidade em diferentes fases, no futuro.

© Cortesia de ASAR Consulting Engineers

O caráter dos espaços verdes muda em diferentes partes. Na parte média do local que se baseia na capacidade das atuais árvores velhas e é usado como um parque público regional. Por permeabilidade do espaço verde para cada zona de uma praça cercada em conexão com edifícios será moldada. Para ter um espaço urbano contínuo entre a cidade e o projeto, uma rede orientada norte-sul de acessos peatonais que foram inspirados por ruas locais é projetado. Esses caminhos são ligados uns aos outros por um caminho peatonal principal orientado oeste-leste na parte do meio do jardim público.

Planta pavimento térreo

Duas principais estradas subterrâneas fornecem o acesso de carros para cada zona e os seus edifícios. A superfície do parque público continua com declives suaves para a superfície das estradas subterrâneas para tornar os espaços legíveis para os motoristas.

Planta pavimento térreo

As estratégias de projeto de edifícios desencadeiam espaços contínuos entre o jardim público e espaços internos dos prédios, e ligam o jardim público com o tecido circundante residencial. Os edifícios que estão localizados na parte central do local são moldados com telhados inclinados em direção ao jardim para manter a continuidade dos espaços verdes públicos e pontos de vista. Outros prédios que estão longe da parte central do local e cercam o pátio de cada zona têm piso de terra livres. Estes pisos de terra permitem que o espaço verde e aberto continue entre os edifícios. Além disso, os andares superiores estão ligados ao chão por alguns vazios verdes no lugar onde velhas árvores existiam.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Projeto: ASAR Consulting Engineers
  2. Gerente de Projeto: Ahmad Abrishami
  3. Equipe de Projeto: Shervin Abrishami, Farhad Khandan, Amin Monsefi, Ali Andaji Garmaroodi, Reza Rudneshin, Samad Shahidi, Samira Barati, Asal Rasouli
  1. Status: Concurso – primeiro prêmio

Sobre este autor
Leonardo Márquez
Autor
Cita: Leonardo Márquez . "1º Lugar: Complexo de Uso Misto JAY / ASAR Consulting Engineers" 16 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/76273/1o-lugar-complexo-de-uso-misto-jay-asar-consulting-engineers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.