O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. "The Real Estate" / AL/Arch

"The Real Estate" / AL/Arch

"The Real Estate" / AL/Arch
"The Real Estate" / AL/Arch, © Avi Laiser
© Avi Laiser

Projetado pela AL / Arch, “O imóvel temporário dos espaços privados” foi concebido para se tornar um espaço alternativo público na beira da rodovia em Bat-Yam, Israel. Assemelhando-se a uma cortina perfurada, o novo parque público atenua uma condição de borda estranha que permite ações privadas existam no domínio público.

Vista aérea

Condições de borda em centros urbanos muitas vezes criam espaços públicos negligenciados que atraem atividades temporais de vários tipos para um amplo espectro de pessoas. O projeto “The real estate” oferece uma nova tipologia de espaço público que analisa os limites entre os domínios público e privado na paisagem urbana.

© Hila Laiser Beja

O sítio está localizado na cidade de Bat-Yam, cidade mediterrânea, uma das mais densamente povoadas de Israel. A maioria dos moradores vivem em projetos de habitação modernos que foram construídos na década de cinquenta para os novos imigrantes.

© Orna Marton

O projeto está situado na extremidade de uma rua residencial modernista larga que inesperadamente termina por uma parede de concreto maciço, que funciona como uma barreira acústica de uma auto-estrada que a intersecta. Esta condição de borda é causada por uma longa faixa negligenciada de espaço “podre” que é usado pelos moradores locais para despejo de lixo, pontos de fogueira para BaHomer Lag (um feriado judaico), atividades de drogas, passeios com cães e comportamentos ilícitos.

© Liat Ezra

A fachada principal do projeto para a rua residencial é uma parede vazada com uma porta de entrada de madeira para um espaço ao ar livre que fica entre a parede da barreira existente e a nova parede. Ambos estão à mesma altura, mas uma é obstrutivo e a outro é convidativa. Um escrito rosa shock em negrito, “the REAL state”, sugerindo que os ativos reais de densos centros urbanos são espaços exteriores públicos.

Cortes

A superfície do parque é coberta com um tecido contínuo formando um “cobertor” de concreto que envolve o existente muro da barreira acústica. A superfície contínua começa em uma paisagem horizontal feita pelo homem e muda gradualmente para uma parede inclinada vertical. Nesta superfície são sete nichos de corte de madeira que atuam como íntimos espaços privados no cenário público urbano. Cada nicho toma a forma do corpo humano, como um par, ou de um grupo.

© Liat Ezra

Ficha técnica:

  • Arquitetos:AL/Arch
  • Ano:
  • Área construída: 550 m²
  • Tipo de projeto: Urbanismo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Metal
  • Localização: Bat-Yam, Israel
  • Implantação no terreno: Isolado
  1. Fotografias: Liat Ezra, Asaf Evron, Orna Marton, Avi Laiser, AL/Arch

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Leonardo Márquez. ""The Real Estate" / AL/Arch" 12 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/75470/the-real-estate-al-arch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.