O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hostel La Buena Vida / ARCO Arquitectura Contemporánea

Hostel La Buena Vida / ARCO Arquitectura Contemporánea

Hostel La Buena Vida / ARCO Arquitectura Contemporánea
Hostel La Buena Vida / ARCO Arquitectura Contemporánea, © Jaime Navarro
© Jaime Navarro

© Jaime Navarro

A colônia Condesa foi uma zona residencial da Cidade do México que se desenvolveu no início do século XX. Atualmente, sua localização privilegiada e o importante crescimento econômico a colocou na mira de todos os que visitam a cidade.  Por essas razões e outras, decidiu-se que o Hostel La Buena Vida se localizaria nesta zona num espaço idôneo na rua Mazatlán.

© Jaime Navarro

Em toda a região a arquitetura responde a um estilo típico da época e, com o objetivo de se sobressair em relação a essa tendência, a equipe da ARCO Arquitectura Contemporánea propôs como fachada principal uma pele dupla -  para minimizar o ruído externo -  cheia de cor e textura que faz com que o hostel chamasse a atenção a partir de qualquer lugar da rua, respeitando as tolerâncias e proporções dos edifícios adjacentes.

© Jaime Navarro

Na fachada são ressaltadas as atrativas formas geométricas em uma intrépida combinação de vários tons de magenta, melhor conhecido como o famoso rosa mexicano, que se move em uma alegoria arquitetônica que recordam as envolturas dos doces e se complementam com a serenidade e calor da persiana de madeira de Ipê.

© Jaime Navarro

O Hostel se apresenta como uma atrativa alternativa para o viajante urbano contemporâneo e o convida a passar em um espaço que definitivamente não será como os demais. Na entrada pelo nível da rua se localiza um pequeno lobby onde está a recepção; as escadas ali levam aos diferentes espaços do hostel, distribuídos em dois níveis: a área de serviço, cozinha comunal, espaço lounge com internet, terraço com lugar para tomar sol e os quartos.

© Jaime Navarro

Os oito quartos compartilhados somam um total de 48 camas em beliches. A capacidade dos quartos vai de 4 a 10 camas. Cada um deles tem seu banheiro integrado e cada uma das camas conta com um locker para que os viajantes estejam seguros de que seus pertences estarão seguros durante toda sua estadia.

© Jaime Navarro

A cor é um dos elementos muito importante dentro do projeto e para o interior foi selecionada uma paleta de 5 cores diferentes. Os tons de cor, tanto nos muros como no mobiliário se combinarão com grandes murais com caveiras num estilo sincronizado com todo o conceito e que mantém a tradição mexicana em um de seus elementos mais representativos. O Hostel  la Buena Vida surpreende o visitante  com uma experiência completa em uma atmosfera que combina a melhor proposta em seu tipo em um contexto que define a Cidade do México atual.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ARCO Arquitectura Contemporánea
  • Ano: 2011
  • Área construída: 360 m²
  • Tipo de projeto: Hotéis
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: México D.F., México
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: ARCO Arquitectura Contemporánea
  2. Equipe de Projeto: José Lew Kirsch, Bernardo Lew Kirsch
  3. Colaboradores: Oscar Sarabia, Jonathan Herrejón, Miguel Ocampo, Yuritza Gonzalez, Adrian de Lucio, Nahela Hinojosa, Gabriela Pineda, Federico Teista, Jorge Tapia, Beatriz Canuto

Sobre este escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "Hostel La Buena Vida / ARCO Arquitectura Contemporánea" 06 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/74509/hostel-la-buena-vida-arco-arquitectura-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.