O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. 2°Lugar: Concurso Bolsa de Valores de Teerã : Hadi Teherani Office + Design Core [4S]

2°Lugar: Concurso Bolsa de Valores de Teerã : Hadi Teherani Office + Design Core [4S]

2°Lugar: Concurso Bolsa de Valores de Teerã : Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
2°Lugar: Concurso Bolsa de Valores de Teerã : Hadi Teherani Office + Design Core [4S] , Cortesia de Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
Cortesia de Hadi Teherani Office + Design Core [4S]

 

Projetado por Hadi Teherani Office + Design Core [4S], a segunda melhor proposta para o concurso da Bolsa de Valores de Tehran é uma simples e elegante estrutura em duas partes. Enquanto a estrutura principal, mais baixa, é um edifício com 10 pavimentos, e paira sobre a praça, o outro edifício com 66 metros, surge como marco dominante na cidade. O conjunto, bem como a construção de conceito ecológico, é baseado no elemento histórico iraniano ‘cata-vento’, que constitui um tradicional elemento arquitetônico persa para apoiar a ventilação natural de edifícios e transmitir um estado otimizado entre arte e tecnologia.

Cortesia de Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
O principal acesso é através de escadas rolantes para o “centro de informação”, no primeiro andar. Lá o visitante é guiado para os espaços: o núcleo entrada principal, o núcleo do visitante para o nível da Bolsa de Valores ou o centro de conferências. No piso térreo encontram-se dois núcleos de entrada separada, e um núcleo para as saídas dos visitantes da Bolsa de Valores.

Cortesia de Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
Os primeiros 10 pavimentos são projetados de forma que, a cada 3 pavimentos, há um pé direito duplo, transparente, uma zona de comunicação que pretende ser uma área convidativa para os membros das equipes para passarem algum tempo e discutirem. Estes espaços comunicam-se uns com os outros, e permitem uma vista interessante das montanhas e do skyline de Tehran. Contribuem também para a aparência externa do edifício, já que representam abertura e transparência.

Implantação
No primeiro piso, o Centro de Conferências possui 200 lugares. Conferências maiores, para mais de 300 pessoas, podem ser feitas no saguão do pavimento do Salão da Bolsa de Valores. O visitante pode acessar as várias áreas, pelo saguão de espera em pé-direito duplo. No segundo piso estão os espaços de apoio, como o arquivo central, salas de aula e cantinas. Do terceiro ao sétimo andar estão os escritórios independentes e um estúdio de TV. Graças ao vazio que rotaciona-se através dos pavimentos, um espaço interessante é conformado, muito valioso para canais de TV, devido ao reconhecimento do edifício pela audiência.

Cortesia de Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
A gerência do prédio é colocada nos andares 8 a 10, imediatamente perto do Salão da Bolsa nos andares superiores. Estes andares oferecem uma vista deslumbrante da cidade e das regiões vizinhas. Os pisos de escritórios podem ser conformados como escritórios abertos ou como células de escritório tradicionais.

Cortesia de Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
O Salão da Bolsa de Valores está localizado na parte superior direita do 11º andar. As corretoras permanecem em uma área em forma de U, arranjo que permite uma fácil comunicação visual e verbal. Este toma a forma de uma plataforma de elevação mecânica (sistema de assento retrátil) o que significa que o Hall também pode ser plano e flexível para outros eventos. Um depósito de móveis para as mesas dos corretores é posicionado imediatamente ao lado do Hall.

Planta 11° Pavto.
Os visitantes podem acessar a Bolsa através de uma torre de elevadores separada. Podem tirar dúvidas no hall de entrada, dar uma olhada na exposição, visitar a Casa de Chá e acompanhar as atividades dos corretores da Galeria do Hall que paira em um ângulo oblíquo acima do Salão. As corretoras e os gerentes têm sua própria torre de elevadores, com acesso direto para o Salão Exchange. Os representantes dos bancos têm as suas instalações imediatamente próximas a ele ou nos andares galerias. Graças ao posicionamento da Bolsa no pavimento mais alto, isso tem um efeito sobre as pessoas da cidade. Parece aberto, comunicativo e convidativo, com seu aspecto transparente. A plataforma de observação abaixo, o Sky Garden, enfatiza essa impressão.

Implantação
A fachada é desenhada como uma pele dupla, onde a camada interna é um painel envidraçado de vidros triplos, e proteções solares no exterior. A proporção de vidro é máxima, 70%, a fim de reduzir a penetração de calor para um mínimo. A segunda camada é composta por elementos de chapas metálicas perfuradas. Graças às várias dimensões de perfurações, é possível reconhecer, de uma certa distâncias, figuras tradicionais iranianas.

Cortesia de Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
A limpeza da fachada é efetuada através de uma passarela de manutenção 60 centímetros no espaço intermediário entre as camadas duplas. Esta “fachada pixelizada” confere ao edifício um caráter especial. A fachada muda, dependendo do ângulo e da distância a que é observada.

Cortesia de Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
  • Ano: 2012
  • Área construída: 30000 m²
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Teerã, Irã
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Hadi Teherani Office + Design Core [4S]
  2. Equipe de Projeto: Hadi Teherani – Hadi Teherani, Ingo Hartfil, Maryam Farsi, Sven Breuer, Oliver Lösser, Malte Tams, Louisa von le Fort; Design Core [4S] – Sam Tehranchi, Maryam Compani, Tahereh Mokhtarpour, Ali Nabi

 

Informação Complementar:

  1. Engenharia Estrutural: Dr. Eng. Henning Kaufmann, Dr. Eng. Matthias Frenz, INGENIEURBÜRO DR. BINNEWIES, Hamburgo, Alemanha
  2. Engenharia Mecânica: Andreas Schweizer, DS-PLAN (Building Services), Stuttgart, Alemanha
  1. Renderings: Macina, Hamburg, Germany
  2. Modelo computacional: Amin Feyz
  3. Cliente: Tehran Stock Exchange

Cita: Eduardo Souza. "2°Lugar: Concurso Bolsa de Valores de Teerã : Hadi Teherani Office + Design Core [4S] " 04 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/73843/2-graus-lugar-concurso-bolsa-de-valores-de-teera-hadi-teherani-office-mais-design-core-4s> ISSN 0719-8906