O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loja Disco Experience / rg.s Arquitetura

Loja Disco Experience / rg.s Arquitetura

Loja Disco Experience / rg.s Arquitetura
Loja Disco Experience / rg.s Arquitetura, © Ricardo Jaeger
© Ricardo Jaeger

O projeto da loja Disco Experience é focado no espírito da marca e no público alvo da loja: uma geração jovem de clientes “multi-tasking”. O ambiente que se propõe a ser um espaço de unificação entre moda, arte e cultura; focado na experiência de consumo, que visa atingir vários níveis sensoriais dos clientes.

© Ricardo Jaeger

O projeto da Disco Experience é trabalhado de maneira sistemática. Todos os requisitos de experiência de consumo (visão, audição, olfato,…), questões técnicas, exposição de produtos, etc. são resolvidos com a “tridimensionalização” da marca da loja. Isso gera um cubo onde as faces são utilizadas para divulgação/comunicação/expressão de marcas, referências e arte, além de questões técnicas como iluminação, som e áudio; e, quando vazado, o interior do cubo é um espaço de exposição de produtos. A multiplicação desse cubo pelo espaço gera uma malha tridimensional que é trabalhada para compor ambiente da loja.

© Ricardo Jaeger

O sistema em grelha modular da loja permite que seu arranjo espacial e visual seja modificado com extrema facilidade. As faces dos cubos são revestidas com adesivos. Esses adesivos estampam marcas, referências e obras de arte confeccionadas exclusivamente para a loja. Com baixo custo e pouca utilização de material é possível modificar o visual da loja com novas obras e imagens. Isso permite que o cliente tenha uma nova experiência toda vez que a loja for modificada em algum detalhe ou imagem.

© Ricardo Jaeger

Outro fator de mutabilidade da loja é que a estrutura metálica modular pode ser modificada, permitindo a variação das dimensões das áreas de mostruário, de exposições e de propaganda. Sendo a loja conceito de uma marca que tem a pretensão de se expandir e abrir outras filiais, a criação de um sistema que permitisse uma fácil adaptação do projeto a outros imóveis e ambientes foi condição necessária no desenvolvimento do projeto. Assim, o sistema criado para loja é global (entendido como algo que absorve todas as necessidades inerentes a este serviço) e facilmente reproduzido em outros ambientes.

© Ricardo Jaeger

A conjunção entre moda, arte e cultura e a possibilidade de interação com a loja favorecem a comunicação e interatividade com os clientes. A sobreposição de referências, marcas e arte na loja também estimula a identificação com estes clientes e o fundo branco das áreas de mostruário valoriza a cor e textura dos produtos a venda.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:rg.s Arquitetura
  • Ano: 2010
  • Área construída: 125 m²
  • Endereço: 24 de Outubro, 529 Porto Alegre, Rio Grande do Sul Brasil
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Operação projetual:Construção
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Concreto e Metal
  • Localização: 24 de Outubro, 529, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Genoveva Ost Scherer
  2. Roberto Passos Nehme


Sobre este escritório
rg.s Arquitetura
Escritório
Cita: Joanna Helm. "Loja Disco Experience / rg.s Arquitetura" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/731/loja-disco-experience-rg-ponto-s-arquitetura> ISSN 0719-8906