Lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano / São Paulo - SP

Lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano / São Paulo - SP

Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano’, tem como objetivo central contribuir para a análise das questões ambientais urbanas.

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a Edusp – Editora da Universidade de São Paulo promovem na próxima terça-feira, dia 25 de setembro, a partir das 20 horas, o lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano, do geógrafo e urbanista José Guilherme Schutzer, na Escola da Cidade. Antes do lançamento haverá debate com a presença do autor.

Cidade e Meio Ambiente tem como objetivo central contribuir para a análise das questões ambientais urbanas, levantando aspectos que possam orientar os projetos de requalificação urbana. Para isso, o autor buscou caminhos de abordagem da questão ambiental que facilitem a orientação e a incorporação de premissas ambientais nas propostas urbanísticas e nos projetos de intervenção no espaço urbano.

Em metrópoles como São Paulo, as alterações ambientais que a cidade sofre decorrentes da desenfreada urbanização acabam sendo tratadas como um efeito natural, tanto por seus órgãos administrativos quanto por seus habitantes. O autor então, procura investigar quais as soluções para desenvolver uma cidade mais justa, tanto social quanto ambientalmente e analisa temas como a habitação e apropriação de áreas à margem de mananciais, que acabam gerando não somente sérios problemas ambientais, como também riscos à saúde de seus habitantes. O intuito aqui é facilitar o entendimento dessas questões da natureza e como incorporá-las no processo de desenho das cidades.

José Guilherme Schutzer é graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e doutorando em Geografia pela FFLCH-USP. Atualmente é professor universitário da Escola da Cidade, pesquisador dos Núcleos de Aplicação e de Pesquisa da Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e professor especialista da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

SERVIÇO

Palestra e Lançamento do Livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano

  • Data: 25/09/12 (terça-feira)
  • Horário: 20 horas
  • Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65 (próximo ao Metrô República) – São Paulo – SP

 

Evento gratuito e aberto ao público.

 

Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano

ISBN: 978-85-314-1278-3

23 x 26 cm, 328 pp.

R$ 126,00

 

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano / São Paulo - SP" 24 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-72463/lancamento-do-livro-cidade-e-meio-ambiente-a-apropriacao-do-relevo-no-desenho-ambiental-urbano-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.