O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano / São Paulo - SP

Lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano / São Paulo - SP

  • 17:00 - 24 Setembro, 2012
Lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano / São Paulo - SP
Lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano / São Paulo - SP, Cortesia Escola da Cidade
Cortesia Escola da Cidade

Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano’, tem como objetivo central contribuir para a análise das questões ambientais urbanas.

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a Edusp – Editora da Universidade de São Paulo promovem na próxima terça-feira, dia 25 de setembro, a partir das 20 horas, o lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano, do geógrafo e urbanista José Guilherme Schutzer, na Escola da Cidade. Antes do lançamento haverá debate com a presença do autor.

Cidade e Meio Ambiente tem como objetivo central contribuir para a análise das questões ambientais urbanas, levantando aspectos que possam orientar os projetos de requalificação urbana. Para isso, o autor buscou caminhos de abordagem da questão ambiental que facilitem a orientação e a incorporação de premissas ambientais nas propostas urbanísticas e nos projetos de intervenção no espaço urbano.

Em metrópoles como São Paulo, as alterações ambientais que a cidade sofre decorrentes da desenfreada urbanização acabam sendo tratadas como um efeito natural, tanto por seus órgãos administrativos quanto por seus habitantes. O autor então, procura investigar quais as soluções para desenvolver uma cidade mais justa, tanto social quanto ambientalmente e analisa temas como a habitação e apropriação de áreas à margem de mananciais, que acabam gerando não somente sérios problemas ambientais, como também riscos à saúde de seus habitantes. O intuito aqui é facilitar o entendimento dessas questões da natureza e como incorporá-las no processo de desenho das cidades.

José Guilherme Schutzer é graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e doutorando em Geografia pela FFLCH-USP. Atualmente é professor universitário da Escola da Cidade, pesquisador dos Núcleos de Aplicação e de Pesquisa da Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e professor especialista da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

SERVIÇO

Palestra e Lançamento do Livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano

  • Data: 25/09/12 (terça-feira)
  • Horário: 20 horas
  • Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65 (próximo ao Metrô República) – São Paulo – SP

 

Evento gratuito e aberto ao público.

 

Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano

ISBN: 978-85-314-1278-3

23 x 26 cm, 328 pp.

R$ 126,00

 

Sobre este autor
Cita: "Lançamento do livro Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano / São Paulo - SP" 24 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/72463/lancamento-do-livro-cidade-e-meio-ambiente-a-apropriacao-do-relevo-no-desenho-ambiental-urbano-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.