O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Casuarinas / Metropolis

Casa Casuarinas / Metropolis

Casa Casuarinas / Metropolis
Casa Casuarinas / Metropolis, © Juan Solano
© Juan Solano

© Juan Solano

O projeto está na base dos Andes, na cidade de Lima, no condomínio Las Causarinas, dentro de um lote de 1.080,10 m2. A proposta contempla o desenvolvimento de uma residência de dois pavimentos, com um acesso pelo nível superior. O estacionamento, de cinco vagas, está no nível -0,70m e é acessado pelo nível 0,00 (nível da rua).

© Juan Solano

O segundo andar é acessado por uma passarela, e está distribuído da seguinte maneira:
Uma sala de estar com uma escada secundária que leva ao sótão, o dormitório principal com dois closets, banheiro e terraço; e mais três dormitórios, todos com banheiro e terraço.

© Juan Solano

O nível mais baixo é acessado por uma escada principal a partir do primeiro andar, e recebe um hall de distribuição de pé-direito duplo, uma segunda sala de estar, banheiro de visitas, sala de jantar principal, cozinha, e sala de jantar diária. A área de serviço é separada do resto da casa, e conta com um acesso independente, a lavanderia, e um dormitório de serviço.

Planta pavimento 1

O jardim está no nível mais baixo e é cercado por dois níveis de jardineiras de pedra dispostas de maneira a apoiar os muros perimetrais do terreno. Isto é devido ao volume da escavação. Além de todo o lote está cercado por uma cerca viva de até 3 metros de altura, em relação ao nível da rua.

© Juan Solano

Descrição do conceito
A casa foi conceitualizada como um volume moderno da primeira geração de projetos lecorbusianos, onde foram utilizados materiais naturais como a pedra, o mármore e a madeira.

© Juan Solano

O térreo é trabalhado como uma caixa de vidro que permite abrir-se aos espaços exteriores, que foram privilegiados com o tratamento paisagista e a iluminação exterior, que pode ser modulada para atender distintas situações sociais.

Corte

O segundo pavimento foi pensado como um volume perfurado, com um teto mais alto a fim de favorecer a sensação interior, ao contrário do térreo que se estende ao exterior. A intenção foi criar uma proposta diferente que abrigasse uma série de códigos que fosse de difícil reconhecimento em um tempo futuro, de forma que a própria casa pudesse envelhecer com seus proprietários. Toda a residência tem referências que buscam um ecletismo moderno, mas procurando pertencer a um futuro alternativo.

© Juan Solano

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Metropolis
  • Ano:
  • Área construída: 569 m²
  • Área do terreno: 1080,10 m²
  • Endereço: Casuarinas, Santiago de Surco Lima Peru
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Pedra
  • Estrutura: Concreto
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Metropolis
  2. Arquiteto Chefe: Arq. José Orrego

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa Casuarinas / Metropolis" 24 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/72219/casa-casuarinas-metropolis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.