O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Iluminação interativa na Ponte Telekom / Licht Kunst Licht

Iluminação interativa na Ponte Telekom / Licht Kunst Licht

Iluminação interativa na Ponte Telekom / Licht Kunst Licht
Iluminação interativa na Ponte Telekom / Licht Kunst Licht, © Lukas Roth / Via lichtkunstlicht
© Lukas Roth / Via lichtkunstlicht

Apoiado por cinco colunas de tubo de aço anti-deslizante, a ponte para pedestres Telekom, no Distrito Federal de Bonn, reduz o tráfego em um bairro bastante transitado. O objetivo dessa passarela é conectar os dois edifícios de escritórios da Deutsch Telekom AG. O conceito da iluminação da nova ponte: capturar o estilo e a inovação técnica da maior companhia de telecomunicações da Europa.

© Lukas Roth / Via lichtkunstlicht

Em cada extremo encontram-se duas caixas de elevadores, nos quais se apoia o delgado e curvo caminho, unindo as entradas principais dos dois edifícios do cliente.

© Lukas Roth / Via lichtkunstlicht

Os pedestres, principalmente os 4 mil trabalhadores da Telekom, agora podem cruzar com segurança a rua de tráfego intenso e as vias de VLT, através da passarela recentemente construída, há dois anos aproximadamente.

© Lukas Roth / Via lichtkunstlicht

Durante o dia, ao longo da ponte, pode-se observar as duas caixas de elevadores em cada extremo, inseridas em cada um dos edifícios da Deutsche Telekom AG, os quais foram concluídos em 2009. Quando cai a noite, são os LED’s que iluminam homogeneamente os perfis do corrimão, as escadas e o próprio caminho. O caminho brilhantemente iluminado parece estar flutuando em meio ao ambiente noturno. Portanto, a conexão arquitetônica entre os dois complexos edifícios torna-se tangível.

© Lukas Roth / Via lichtkunstlicht

Ambas as torres que são conectadas pela passarela de 72 metros de comprimento, foram equipadas com painéis de vidro, mostrando a composição de imagens artísticas de qualquer conteúdo selecionado. Na primeira aparição do crepúsculo, as animações abstratas executadas na ponte são mais evidentes.

© Lukas Roth / Via lichtkunstlicht

Quanto à iluminação da ponte, os perfis de LED no interior dos corrimões e nos degraus das escadas criam uma iluminação livre de sombras e de alta eficiência. No que diz respeito às duas caixas de elevadores, montados atrás da fachada de vidro opaco, no topo e no fundo do espaço do elevador, encontram-se os perfis de LED, que suavemente iluminam a torre, quando cai a noite.

© Lukas Roth / Via lichtkunstlicht

Lasers de movimento são capazes de detectar a posição e o movimento dos pedestres, fatores que incitam o software de controle a acender e a apagar a fachada da caixa de elevador, através da iluminação colorida de LED. Os transeuntes podem interagir ludicamente com a torre, portanto o controle da instalação de luz é dinâmico.

© Lukas Roth / Via lichtkunstlicht

“Quisemos incorporar telas de vídeo ao longo da ponte, de uma forma que parecesse como uma parte integral da estrutura, inclusive quando estão apagados”, disse Stephan Thiele do escritório Licht Kunst Licht. “Nossa intenção não era utilizar os projetores e os mastros de luz do lado de fora ou de cima da estrutura, mas sim ver o brilho da ponte desde o interior, como um objeto brilhante na paisagem urbano mais escura”, diz Thiele.

Veja o video abaixo:

Telekombrücke Bonn | Architectual Lighting Design from bildundtonfabrik on Vimeo.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Schlaich Bergermann und Partner
  2. Projeto Iluminação: Licht Kunst Licht
  1. Luminárias utilizadas: Insta, Philips, Eventa AG, Squadrat
  2. Cliente: Deutsche Telekom AG

Sobre este escritório
Arquitetos: Schlaich Bergermann und Partner e Projeto Iluminação: Licht Kunst Licht
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Iluminação interativa na Ponte Telekom / Licht Kunst Licht" 29 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/67592/iluminacao-interativa-na-ponte-telekom-licht-kunst-licht> ISSN 0719-8906