O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. UNA Arquitetos
  6. 2008
  7. Casa em Joanópolis / UNA Arquitetos

Casa em Joanópolis / UNA Arquitetos

  • 08:00 - 17 Novembro, 2011
  • Traduzido por Soledad Sambiasi
Casa em Joanópolis / UNA Arquitetos
Casa em Joanópolis / UNA Arquitetos, 2016. Image © Bebete Viégas
2016. Image © Bebete Viégas

© Bebete Viégas © Bebete Viégas © Bebete Viégas © Bebete Viégas + 72

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Brasil
  • Equipe de Projeto

    Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara & Fernando Viégas
  • Área

    434.0 sqm
  • Ano do Projeto

    2008
  • Fotografias

  • Colaboradores

    Ana Paula de Castro, Jimmy Efrén Liendo Terán, José Carlos Silveira Júnior, Maria Cristina Motta, Miguel Muralha e Sílio Almeida
  • Estrutura

    stec do brasil
  • Paisagismo

    soma arquitetos
  • Construção

    Construtora Lomar
  • Área do Terreno

    4.383 m²
  • Mais informações Menos informações
2016. Image © Bebete Viégas
2016. Image © Bebete Viégas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada para amigos que freqüentavam a Fazenda Carambó, a dois quilômetros de distância, onde construímos um pavilhão em 2002. A região é uma terminação da Serra da Mantiqueira, com mil metros de altitude, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.

O condomínio de casas fica à margem da represa de Piracaia, que integra o sistema de abastecimento da capital. Muito próximo, o bairro do Lopo, antigo caminho de Bandeirantes e parada de tropeiros no séc. XIX.

Planta Casa
Planta Casa

Elevação Represa Corte Ampliado Fornos Planta Anexo Implantação + 72

Comum a esses condomínios: as casas não cabem em seus lotes, ostensivas, ficam umas sobre as outras. A tentativa foi inversa: ajustar-se ao terreno em declive revelando suas virtudes, protegendo-se das construções vizinhas, à procura de uma casa cômoda. A operação foi realizada em corte, com o equilíbrio dos volumes de terra para aterros.

2016. Image © Bebete Viégas
2016. Image © Bebete Viégas

Os muros de arrimo foram construídos com pedras catadas do terreno e técnica local. Originam um desenho de linha contínua, e se dobram para auto-sustentação. Formam-se, assim, três pátios que se relacionam com os programas da casa, dormitórios, estar e serviços. O movimento dos muros distende e retrai os espaços internos.

2016. Image © Bebete Viégas
2016. Image © Bebete Viégas

Da rua só se vê a torre branca que abriga a infra-estrutura (cozinha, fornos, chaminés, caixa d-água, aquecedores) e uma régua horizontal de 8×40 metros, que é a cobertura ajardinada da construção. Tal solução garante eficiente inércia térmica em local com grande amplitude entre temperaturas diurnas e noturnas.

2016. Image © Bebete Viégas
2016. Image © Bebete Viégas

Um primeiro platô, onde os carros podem estacionar, fica em cota intermediária entre a rua e a casa. É deste nível que se pode subir ao jardim da cobertura, ou descer e passar por um pequeno túnel que serve de portal de entrada ao pátio contíguo à sala de estar.

Corte Ampliado Fornos
Corte Ampliado Fornos

Imaginou-se um uso com muita gente em atividades simultâneas – uma casa em festa. Os espaços de convívio coletivo foram reunidos pela lareira e pelos fornos, separados pelo volume da cozinha. De dia esses ambientes se abrem completamente, tranformando-se em grande varanda, e de noite se fecham, mantendo a transparência.

2016. Image © Bebete Viégas
2016. Image © Bebete Viégas

As portas de correr de vidro ficam recuadas dois metros da fachada predominantemente norte, que coincide com as vistas distantes, e faceadas a sul, abrem-se para os pátios. Nos dormitórios foram desenhados, também, painéis móveis de madeira para escurecer os ambientes.

Foram respeitadas as qualidades próprias dos materiais. A estrutura é de concreto armado e, apesar do comprimento, está toda modulada em vãos de 4 metros. Além disso, o detalhamento e as especificações tiveram como premissa a economia da obra.

2016. Image © Bebete Viégas
2016. Image © Bebete Viégas

A casa se estende para o segundo platô, gramado, que está nivelado com a piscina. Locada na extremidade, estabelece continuidade visual de suas águas com a represa ao longe. A construção da piscina e respectivo solário, como um anexo, abriga abaixo o salão de jogos, um depósito e a casa de máquinas, que abrem para o terceiro platô.

O novo plantio é uma recomposição da mata ciliar: Peroba-Rosa, Jequitibá, Embaúba, Aroeira, Tarumã, Acácia, Grumixaba, Carobás, Jacarandás, Ipês. As árvores frutíferas ficaram mais próximas, de fácil alcance: Jaboticaba, Pitanga, Laranja, Limão, Romã, Acerola, Amora.

A construção é paisagem, geografia, lugar, história e se dilui como objeto.

2016. Image © Bebete Viégas
2016. Image © Bebete Viégas

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
UNA Arquitetos
Escritório
Cita: "Casa em Joanópolis / UNA Arquitetos" [Joanopolis House / UNA Arquitetos] 17 Nov 2011. ArchDaily Brasil. (Trad. Sambiasi, Soledad) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/6713/casa-em-joanopolis-una-arquitetos> ISSN 0719-8906