O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Biblioteca Infantil Discovery Center / 1100 Architect

Biblioteca Infantil Discovery Center / 1100 Architect

Biblioteca Infantil Discovery Center / 1100 Architect
Biblioteca Infantil Discovery Center / 1100 Architect, ©  Michael Moran / ottoarchive
© Michael Moran / ottoarchive

© Michael Moran / ottoarchive

O projeto e a construção da Biblioteca Infantil Discovery Center (BIDC) é a implantação de uma das primeiras fases do plano diretor do escritório 1100 Architects  para a renovação e modernização dos mais de 25.000m² da Biblioteca Central de Queens. O plano diretor e a BIDC são parte do programa de projeto e construção de excelência da cidade de Nova York lançado pelo prefeito Bloomberg em 2004.

© Michael Moran / ottoarchive

A BIDC é uma construção adicional de dois pavimentos adjacente ao edifício da Biblioteca Central. O piso térreo abriga parte da coleção de livros infantis e uma destinada para crianças. O segundo piso contém o restante da coleção infantil, uma área aberta de leitura, um centro de mídia e uma sala de atividades.

© Michael Moran / ottoarchive

A fachada externa do edifício é composta por quatro diferentes tipos de vidro (transparente, translúcido, opaco e opaco com textura). A fachada de vidro se destaca no entorno da comunidade, sendo fundamental como referência para a biblioteca, reintroduzindo-a a seu contexto como um ponto central social e cultural.

Planta pavimento 1

Situada em uma esquina, a nova construção desfruta de sua exposição para a rua, criando um diálogo entre o interior e o exterior através do uso de grandes janelas transparentes que também proporcionam a entrada abundante de luz natural. As paredes do perímetro possuem espessura suficiente para incorporar nichos de leitura e espaços mais íntimos.

© Michael Moran / ottoarchive

A BIDC foi projetada para fazer parte da Biblioteca Central, mas também possuir acesso independente. A fachada interna, localizada no ponto de encontro entre a BIDC e a biblioteca existente, é tratada de forma análoga a fachada externa, contendo nichos habitáveis e janelas que proporcionam visuais para o interior e o exterior da biblioteca infantil.

© Michael Moran / ottoarchive

Os planos dobrados do forro acústico imbuem o espaço com ritmo e senso de escala adequados. As aberturas para a distribuição de ar são incorporadas aos intervalos planejados pelos deslocamentos das placas do forro, mesclando um conceito de desenho com uma necessidade funcional. As escadas atuam como um elemento escultural no espaço, estrategicamente posicionada oposta à entrada, alertando os visitantes de que a biblioteca infantil ocupa dois pavimentos e incitando o uso das escadas ao invés dos elevadores.

© Michael Moran / ottoarchive

O escritório 1100 Architects trabalhou em parceria com LSHA+DP para criar um museu de ciências e uma biblioteca infantil. Os eventos basicamente em exposição são dispostos em “praças” temáticas dispersas em meio a biblioteca e integradas à organização das prateleiras. Estas disposições proporcionam às crianças um ambiente estimulante e experiencial de aprendizado.

Planta pavimento 2

As exposições sobre mesas interativas, projetadas em torno da alfabetização infantil, da ciência, da tecnologia e da matemática foram inspiradas pela entrada de especialistas do campo de exibições científicas interativas para crianças no Exploratorium, no Salão da Ciência de Nova York e no Museu Infantil de Brooklin. Eles foram desenvolvidos e construídos pelo Exploratorium.

Diagrama de sustentabilidade

A BIDC deverá atingir no mínimo a certificação prata do LEED. A estratégia de projeto sustentável consiste na utilização de fachadas de alta performance, com 100% de ar fresco, de iluminação artificial por energia eficiente, de aquecimento por piso radiante, com o uso de materiais recicláveis e de baixa emissão e pela presença de iluminação natural. Gráficos de educação ambiental são distribuídos pela biblioteca, proporcionando informações sobre características sustentáveis como o uso de materiais recicláveis e eficiência energética.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:1100 Architect
  • Ano: 2011
  • Endereço: Jamaica Nova Iorque Estados Unidos da América
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Jamaica, Nova Iorque, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: 1100 Architect
  2. Arquiteto responsável: Juegen Riehm
  3. Equipe de projeto: Jessica Spiegel, Texer Nam, Chen-Whei Su, Joanna Chen, Sebastian Kaempf, Peter Heller
  4. Fotografias: Michael Moran / ottoarchive
  5. Engenheiro estrutural: Robert Silman Associates
  6. Engenheiro civil: Buro Happold Consulting Engineers
  7. Consultor ambiental: Atelier Ten
  8. Cliente: Queens Library

Sobre este escritório
1100 Architect
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "Biblioteca Infantil Discovery Center / 1100 Architect" 24 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/66953/biblioteca-infantil-discovery-center-1100-architect> ISSN 0719-8906