Reforma de uma casa em Braga / Nuno Flores

© Cortesia de Nuno Flores

O edifício onde se exigia a intervenção apresentava, à data da primeira visita ao local, um razoável estado de conservação. No entanto, a reduzida área e a pouca funcionalidade do espaço, ofereciam uma estrutura interna que não se adequa, na sua totalidade, às exigências de habitabilidade propostas pelo cliente.

© Cortesia de Nuno Flores

Não se pretendendo mexer na fração de uso comercial, o acesso vertical entre o piso de entrada e o da habitação, desnivelados 4m, foi a principal mudança que estruturou o projeto.

Corte

A escada, até aqui feita em dois lances perpendiculares entre si, foi refeita na mesma com dois lances, desta vez contínuos, com o fim de libertar o maior espaço possível a ser utilizado como sala comum. Passará, assim, a ocupar um espaço que até aqui pertencia à cozinha passando esta a localizar-se em parte da varanda pré existente.

© Cortesia de Nuno Flores
© Cortesia de Nuno Flores

A impossibilidade de alteração da fachada obrigou a manter os quartos na mesma localização apenas com o acréscimo de duas instalações sanitárias e de um vestíbulo que garante a sua separação da zona da sala que ocupará a totalidade do espaço sobrante.

Panta pavimento térreo

O logradouro apresenta uma situação muito particular no que diz respeito à relação com os lotes vizinhos. De um lado a separação é feita por um muro com cerca de 1,60m de altura e do outro confina com uma construção, em toda a extensão do espaço, que resulta de uma ampliação já executada no lote contíguo. Este facto, suscitou a ampliação do projeto parar o jardim de forma a possibilitar a construção de um escritório dada a inexistência de área disponível à cota da habitação.

© Cortesia de Nuno Flores

No interior um lambrim de madeira de valchromat azul é o elemento que garante a continuidade do espaço.

Fachada

Além da utilização como escritório, também a cobertura desta construção facultará um espaço exterior para a sala de dimensões mais confortáveis que as até aqui existentes. A zona da entrada, anteriormente usada como espaço de arrumos, passará a permitir uma ligação direta da nova construção com a rua.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Nuno Flores
  • Ano: 2011
  • Área construída: 150 m²
  • Endereço: Sé Braga Portugal
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Concreto e Madeira
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Reforma de uma casa em Braga / Nuno Flores" 01 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-62079/reforma-de-uma-casa-em-braga-nuno-flores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.