O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. 71 Habitações Municipais e Privadas / Colboc Franzen & Associés

71 Habitações Municipais e Privadas / Colboc Franzen & Associés

71 Habitações Municipais e Privadas / Colboc Franzen & Associés
71 Habitações Municipais e Privadas / Colboc Franzen & Associés, © Cécile Septet
© Cécile Septet

© Cécile Septet

O terreno está na estreita franja de terra entre a lagoa de Thau e o mar Mediterraneo, no lado norte da cidade velha, próximo do porto comercial e suas grandes instalações industriais. Como devemos evocar o passado do lugar e, ao mesmo tempo, através da arquitetura, forjar uma identidade moderna deste ponto de entrada da cidade de Sète e seus bairros emergentes? Como devemos responder à escala do porto, com o mar como horizonte, mantendo ao mesmo tempo a forma de vida do centro histórico.

© Cécile Septet

O desenho do projeto baseia-se em três blocos de habitação colocado em um embasamento térreo. Composto por quatro partes bem diferencias: 16 pavimentos municipais, de diferentes configurações; 55 apartamentos privados de dois ou três quartos, e; lojas e estacionamentos que atendem os programas anteriores. A base abriga as lojas e os estacionamentos, enquanto que os blocos acolhem os apartamentos. O bloco de seis andares dos apartamentos municipais proporciona uma transição dos edifícios existentes ao seu redor, e por isso, está no centro do projeto. Os outros dois blocos, de oito andares, são, portanto, livres para demonstrar sua autonomia.

© Cécile Septet

O edifício na esquina da rua marca a entrada à cidade velha, enquanto que ao mesmo tempo olha para as instalações portuárias comerciais e futuros desenvolvimentos na zona portuária vazia. O bloco na parte posterior está acima das praças de estacionamentos e jardins. É visto como um objeto esculpido no centro da “ilha”.

Implantação

Estes blocos também encarnam o principio da arquitetura mediterrânea “que permite um estilo de vida adaptado ao clima local”: a vida ao ar livre, protegida do calor intenso. Há balcões corridos ao longo da fachada, e extensões ao ar livre que permitem que os ocupantes caminhem ao exterior de suas habitações. Uma tela de aço galvanizado protege os apartamentos durante o tempo muito quente, proporcionando ainda privacidade.

Planta-tipo

Desse painel desprende-se a curva criada pelas diferentes larguras dos balcões, dando harmonia aos três blocos, e os fazendo mais fáceis de interpretar. Convertem-se em casulos gigantescos de aço, cujos materiais nos recordam o mundo marítimo, enquanto que sua forma é uma reminiscência de um barco e o vento nas tábuas da pele soa como o tintilar dos mastros no porto. Essa pele de aço galvanizado permite também que os ocupantes apropriem-se de suas sacadas sem atrapalhar seus vizinhos, e podem criar uma sensação “acolhedora” enquanto se desfruta da vista e da vida no centro da cidade.

© Cécile Septet

Fazendo bom uso de todas as pistas, o estacionamento cria uma topografia artificial no centro do conjunto, e abriga uma paisagem de jardins e vagas de estacionamento. O solo é protegido por uma capa de arbustos e pequenas árvores, que proporcionam sombra, assim como estabelecem a distância necessária entre os pisos e as pessoas que utilizam os estacionamentos.

© Cécile Septet

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Colboc Franzen & Associés
  • Ano: 2011
  • Área construída: 3 913 m²
  • Área do terreno: 2 956 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Concreto
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Sète, França
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Colboc Franzen & Associés (Benjamin Colboc, Manuela Franzen, Arnaud Sachet)
  2. Equipe de Projeto: Faudry Ulrich, Guillaume Choplain, J. Von Spoeneck
  3. Construtora: GP Consultants Engineering
  4. Segurança: SOCOTEC
  5. Engenharia Geotécnica: EGSA BTP

Cita: Marina de Holanda. "71 Habitações Municipais e Privadas / Colboc Franzen & Associés" 20 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/60211/71-habitacoes-municipais-e-privadas-colboc-franzen-e-associes> ISSN 0719-8906