O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifício Administrativo Liceu María Auxiliadora / SURco

Edifício Administrativo Liceu María Auxiliadora / SURco

Edifício Administrativo Liceu María Auxiliadora / SURco
Edifício Administrativo Liceu María Auxiliadora / SURco, ©  SURco
© SURco

© SURco

O projeto enquadra-se na reconstrução de uma edificação pertencente ao Liceu Maria Auxiliadora que foi bastante danificada no terremoto de 27 de fevereiro. Está localizado na esquina de frente para a praça principal de Linares, Sétima Região, em posição importante na cidade.

© SURco

A oportunidade de construir no mesmo terreno permitiu que junto ao edifício se propusesse a construção de uma instalação que cresceu sem ordem aparente de programa conforme os anos. Desta maneira concentrou-se no edifício novo todo o programa administrativo e curricular, antes disperso no colégio, além de enfermaria e o acesso principal do colégio, substituindo assim o acesso precário e poucas salas de aula, por um lugar com uma condição mais pública sob a lógica onde se insere.

Isometria explodida

Por outro lado, o edifício busca, através da arquitetura, fazer uma leitura dos elementos emblemáticos que poderiam influir na sua resolução. Um frontão de aço corten remete à textura de tijolos da Catedral da cidade e um muro de vegetação decídua, na outra frente do terreno, lembra as árvores da Praça de Armas. A intersecção de ambos os elementos conforma o acesso, com pé direito duplo, e abriga uma estátua da Virgem, em uma espécie de gruta urbana.

© SURco

Assim, a esquina foi desmaterializada no acesso, com o beiral em pé direito duplo, acolhendo o pedestre e fazendo uma mediação entre a escala da cidade e do ginásio. Por outro lado foi buscado continuar com os eixos da edificação existente, ocultando o traçado trapezoidal da cidade de Linares, que dificulta a busca da ortogonalidade no vértice. O acesso em pé direito duplo penetra e qualifica o interior do edifício, criando múltiplas vistas entre os diferentes níveis e recintos e transforma-se também na antessala da antiga capela.

© SURco

A solução também teve de se ajustar um orçamento limitado para os fundos do governo alocados para obras de reconstrução. Eliminando os acabamentos, a expressividade de cada material bruto – concreto, aço e madeira -, junto com a concepção estrutural do edifício, conferem ao edifício sua imagem final.

© SURco

Ficha técnica:

  • Arquitetos:SURco
  • Ano: 2011
  • Área construída: 735,4 m²
  • Área do terreno: 367,7 m²
  • Endereço: O’Higgins e Kurt Möller Esquina da Praça de Armas Linares, Región del Maule Chile
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Operação projetual:Requalificação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: O’Higgins e Kurt Möller Esquina da Praça de Armas, Linares, Región del Maule, Chile

Equipe:

  1. Autores: SURco, Juan Paulo e Felipe Alarcón Carreño.
  2. Promotor: Plano de Reconstrução de MINEDUC. “Plan de reparaciones menores 1”
  1. Ano de construção: 2011
  2. Materiais predominantes: Concreto Armado Aparente, Aço, Vidro, Aço corten e Madera de pino radiata.

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Eduardo Souza. "Edifício Administrativo Liceu María Auxiliadora / SURco" 18 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/59964/edificio-administrativo-liceu-maria-auxiliadora-surco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.