O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Xieira II / A2 + Arquitectos

Casa Xieira II / A2 + Arquitectos

Casa Xieira II / A2 + Arquitectos
Casa Xieira II / A2 + Arquitectos, © FG + SG - Fernando Guerra, Sergio Guerra
© FG + SG - Fernando Guerra, Sergio Guerra

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Implantado em um terreno fino de Norte a Sul, o projeto nasce com o objetivo de construir uma casa com uma única planta. A tipologia foi definida de acordo com acesso à melhor luz solar, já que esta é uma das riquezas deste país mediterrâneo. Portanto, todos os quartos estão orientados para o Leste, sendo a sala de estar (espaço com mais permanência) a Sul, a cozinha a Oeste e a garagem a Norte, onde a funcionalidade é a simbiose do projeto.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A relação profissional do proprietário com o setor florestal, nos permitiu buscar fontes de inspiração na região. Estamos no lado oeste do país, perto da cidade de Leiria que se distingue por madeireiras e as florestas místicas (criado pelo rei D. Dinis para proteger a cidade de tempestades de areia e os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico).

Planta pavimento térreo

Este foi o ponto principal do projeto, o que nos permitiu aproveitar as tábuas de fôrma de pinho tradicionais utilizadas na elaboração das paredes de concreto aparente nas paredes principais da casa.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A simplicidade do projeto expressada por volumes torcidos, claramente criando um pátio interior que indica o acesso de pedestres à entrada principal da casa. Estas instruções foram dadas para as formas curvilíneas observadas pelas paredes de concreto aparente..

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Na medida em que foi utilizada a inspiração, o projeto foi o resultado de uma constante metamorfose do moderno e minimalista, frágil e tradicional, exuberante, bruto.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Assim, os elementos foram ligados com o trabalho das fôrmas de madeira no concreto aparente e a criação de formas curvilíneas e modernas, entre a cor preta no concreto e o gesso branco tradicional, entre as fachadas negras de xisto e a calçada portuguesa, entre os volumes de escala maciça e treliças finas de proteção solar ou as largas janelas de vidro.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Como um resultado deste exercício é criado uma tipologia de habitação unifamiliar. Este projeto se distingue dos outros por sua presença discreta, sem negar as raízes profundas de sua cultura.

Ficha técnica:

  • Arquitetos: A2 + Arquitectos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 520 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Leiria, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: A2 + Arquitectos – Sara Oliveira, Marco Guarda

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Casa Xieira II / A2 + Arquitectos" 11 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/58675/casa-xieira-ii-a2-mais-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.