O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu de Oct Design / Studio Pei-Zhu

Museu de Oct Design / Studio Pei-Zhu

Museu de Oct Design / Studio Pei-Zhu
Museu de Oct Design / Studio Pei-Zhu, Cortesia Studio Pei-Zhu
Cortesia Studio Pei-Zhu

Cortesia Studio Pei-Zhu

A inspiração para o projeto vem tanto da sua localização por ser perto da baía e das necessidades do programa, um espaço surreal para exposições de design. O museu Oct Design está enfocado principalmente em desfiles de moda, design de produto, e apresentações conceituais automotivas. O objetivo foi criar um espaço surreal e transcendental em relação o entorno e às sensações. O design do seu interior se baseia em uma superfície branca curva e contínua que não lança sombras e não possui profundidade.

Cortesia Studio Pei-Zhu

O resultado é um espaço sem bordas surreal que parece continuar até o infinito, parecido à sensação da instalação de James Turrell. O efeito é de se estar em uma densa neblina. O edifício se torna um fundo branco surreal, com somente pequenas janelas triangulares espalhadas aleatoriamente, como se fossem pássaros voando. Tipicamente um automóvel aparenta ser muito pesado mas nesse espaço sem limites ele se torna leve, permitindo que suas curvas, sombras e cores intensas passem a ser o ponto focal da mostra.

Cortesia Studio Pei-Zhu

O primeiro andar do edifício possui o hall de entrada e o café, enquanto que o segundo e o terceiro são os espaços principais de exibição. Os espaços de armazenamento estão espalhados uniformemente pelos andares, com paredes móveis que permitem que os espaços de exibição sejam muitos flexíveis em escala e função.

Cortesia Studio Pei-Zhu

A forma exterior do edifício é uma reflexão direta do seu espaço curvo contínuo do interior. A forma orgânica suave tem um efeito surreal similar ainda que transcendental quando visto por fora no seu posicionamento urbano.  Colocado na sua paisagem, a forma do edifício parece flutuar acima do solo, como se não fosse desse planeta. À 300 metros do oceano, nós tomamos como inspiração as pedras suaves encontradas ao longo da praia. É como uma rocha suave puramente em uma configuração urbana não muito saturada.

Cortesia Studio Pei-Zhu

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto principal: Pei Zhu
  2. Equipe de projeto: Xiaoming Zeng, Fan He, Jun Ke, Chongxia Jiao, Xiao Yin, Si Li
  3. Consultor de estrutura: Xueyi Fu

 

Cita: Paula Garcia Monteiro. "Museu de Oct Design / Studio Pei-Zhu" 03 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/57437/museu-de-oct-design-studio-pei-zhu> ISSN 0719-8906