O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Concurso seleciona cinco escritórios para projetar o Centro de Pesquisa do European Spallation Source

Concurso seleciona cinco escritórios para projetar o Centro de Pesquisa do European Spallation Source

Concurso seleciona cinco escritórios para projetar o Centro de Pesquisa do European Spallation Source
Concurso seleciona cinco escritórios para projetar o Centro de Pesquisa do European Spallation Source, Interpretação de um artista da vista para o complexo do ESS , em 2020 © ESS
Interpretação de um artista da vista para o complexo do ESS , em 2020 © ESS

Cinco escritórios de arquitetura e paisagismo foram selecionados no concurso para o projeto do futuro centro de pesquisa do European Spallation Source (ESS) – uma parceria de 17 nações europeias comprometidas com o objetivo de, coletivamente, construir e operar a unidade líder mundial de pesquisa usando nêutrons até o segundo trimestre do século XXI. O centro científico de grande escala focará na questão da sustentabilidade, criando um ambiente de trabalho atrativo e integrando-se harmoniosamente com seu entorno. O complexo será construído no sul da Suécia e sua abertura está planejada para 2019.Confira a seguir a lista de selecionados.

  1. Benthem Crouwel, West8, Arup, Mandaworks
  2. Bjarke Ingels Group, HOK International Limited, Topotek1/man made land
  3. Foster + Partners, Peter Walker and Partners, Research Facilities Design, Ramboll Group, Berg/CF Moller Architects
  4. Henning Larsen Architects A/S, COBE ApS, SLA A/S, NNE Pharmaplan A/S
  5. Tengbom, Mecanoo Architecten, Buro Happold

Um júri avaliará as propostas sob os seguintes critérios: qualidades de desenho arquitetônico, flexibilidade, viabilidade econômica e funcional, segurança e sustentabilidade. No fim de outubro o vencedor será anunciado.

A European Spallation Source – a instalação da próxima geração para materiais de pesquisa e vida científica.

A European Spallation Source – ESS será um laboratório de pesquisa multidisciplinar baseado na mais poderosa fonte mundial de nêutrons. A ESS pode ser comparada a um grande microscópio onde os neutros são usados ao invés de luz para o estudo de materiais – desde polímeros e produtos farmacêuticos até membranas e moléculas, adquirindo conhecimento sobre sua estrutura e sua função.  A ESS será 30 vezes melhor que as instalações existentes, abrindo novas possibilidades para pesquisas nos campos, por exemplo, da medicina, meio ambiente, clima, energia, transporte e genética.

A ESS é um projeto intergovernamental de pesquisa em infraestrutura que será construído em Lund, no sul da Escandinávia. Atualmente, 17 países europeus são parceiros neste projeto, participando de sua construção, financiamento e operação. A Suécia e a Dinamarca serão co-anfitriãs da ESS e cobrirão 50% dos 1,4Bi de euros dos custos de investimento e 20% dos custos de operação em conjunto com os países nórdicos e bálticos.

A ESS AB é uma sociedade anônima, sendo hoje propriedade dos Estados da Suécia e da Dinamarca. A ESS AB está atualmente trabalhando na finalização de seu projeto técnico, planejando o futuro centro de pesquisa, preparando sua construção e programando o futuro de sua organização internacional. Isso é feito em colaboração com um grande número de institutos de pesquisa, universidades e laboratórios ao redor do mundo. O início da construção é esperado para 2013, os primeiros nêutrons para 2019 e o funcionamento completo do centro para 2025.

A ESS deverá sustentar uma comunidade de pelo menos 5000 pesquisadores europeus e terá grande importância estratégica para o desenvolvimento da Área de Pesquisa Europeia. Próximo à sua localização haverá laboratórios complementares como o synchrotron MAX IV em Lund e XFEL e PETRAIII em Hamburgo.

 

Descrição via ESS.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Benthem Crouwel,Bjarke Ingels Group, Foster + Partners, Henning Larsen Architects A/S e Mecanoo Architecten
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Características Especiais: Sustentável
  • Localização: Lund, Suécia

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Concurso seleciona cinco escritórios para projetar o Centro de Pesquisa do European Spallation Source" 01 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/56840/concurso-seleciona-cinco-escritorios-para-projetar-o-centro-de-pesquisa-do-european-spallation-source> ISSN 0719-8906