O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fábrica em Junin de los Andes / Alric Galindez Arquitectos

Fábrica em Junin de los Andes / Alric Galindez Arquitectos

Fábrica em Junin de los Andes / Alric Galindez Arquitectos
Fábrica em Junin de los Andes / Alric Galindez Arquitectos, © Alric Galindez
© Alric Galindez

Junín de los Andes se encontra sobre um vale na margem direita do rio Chimehuin. A cidade se desenvolve ao largo da rota 234 e se encontra dentro do circuito turístico dos Sete Lagos, sendo a porta de entrada do Parque Nacional Lanín. O terreno da Fábrica está localizado no lado da estrada e é a primeira construção de Junín de los Andes que aparece quando alguém vem a partir de Neuquén.

© Alric Galindez

O programa de necessidades contemplava um edifício para fabricar canos de resina epóxi de 6000m², um depósito de resinas, um setor de escritórios administrativos, depósitos exteriores de canos, oficinas, praças de manobras e diversos programas de apoio. O layout da fábrica não estava definido durante o processo do projeto por qual o edifício deveria ser o suficientemente flexível para suportar distintas configurações e poder sofrer mudanças tanto na etapa da obra como depois da mesma.

© Alric Galindez

Como primeira inquietude, surgiu o que necessitaríamos refletir de qual modo deveria relacionar este edifício com a paisagem e entender que, devido à sua posição física e seu tamanho, iria formar parte da imagem das pessoas que ingressam à cidade. Assim, a temática não era apenas de cobrir da forma mais econômica possível um layout, mas de buscar com os mínimos recursos, um edifício com caráter que transcenda uma solução programática.

Planta
Planta

Os pedidos do cliente incluíam a necessidade de considerar as possíveis ampliações futuras da fábrica. Em consequência, planejamos um sistema aberto que não impede futuros crescimentos. O primeiro edifício está localizado numa esquina de modo que possibilita as incertas ampliações para outros setores. Como estratégia buscou-se marcar o setor do prédio destinado as primeiras e as futuras construções através de duas paredes de cestas com vegetações nativas, uma frontal e outra para a lagoa, de modo que fossem definidos dois limites.

Fachada

As leis municipais estabelecem que os tetos devam possuir uma inclinação mínima de 18º, sendo este um tema importante devido ao tamanho da planta do edifício principal, implicava num desenvolvimento em altura e um volume de ar importante para condicionar. Compreendendo a presença da cobertura, decidimos expressá-la como uma lâmina com diversas dobras que pretender dar uma ideia de estar em ação, em movimento. O teto de chapa galvanizada busca se desapegar da caixa através do rasgo de chapa translúcida por onde ingressa a luz.

© Alric Galindez

Sobre a fachada leste se distribuem em dois níveis os acessos, os escritórios administrativos, os vestiários, cozinha, restaurante e distintos programas de apoio. Através de uma alteração nas abas da cobertura foi resolvida a entrada de luz no pavimento superior.

O interesse do estúdio neste projeto foi principalmente a relação objeto-paisagem-cidade, no conhecimento da chapa e suas possibilidades expressivas, a flexibilidade e a economia de recursos.

Corte
Corte

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Colaboradores: Alfredo Quiroga, Joaquín Adot.

 

  1. Área coberta : 6000m²
  2. Área descoberta : 16.520m²

Sobre este escritório
Alric Galindez Arquitectos - Santiago Alric, Carlos Galindez, Federico Lloveras
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Fábrica em Junin de los Andes / Alric Galindez Arquitectos" 27 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/56297/fabrica-em-junin-de-los-andes-alric-galindez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.