O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Workshop SHOP-FRONT FAB de AA Visiting School / São Paulo - SP

Workshop SHOP-FRONT FAB de AA Visiting School / São Paulo - SP

  • 15:03 - 22 Junho, 2012
Workshop SHOP-FRONT FAB de AA Visiting School / São Paulo - SP
Workshop SHOP-FRONT FAB de AA Visiting School / São Paulo - SP, Divulgação
Divulgação

Os arquitetos Alan Dempsey  e Robert Stuart-Smith, além do artista interativo Ivan Ivanoff , lecionarão no workshop SHOP-FRONT FAB, do programa AA Visiting School, entre 10 e 19 de Julho de 2012.

O foco das atividades será a criação e desenvolvimento de intervenções e instalações interativas em escala 1:1 na região da Barra Funda, São Paulo. Experts em computação e fabricação digital irão ensinar como aplicar ferramentas digitais avançadas de projeto, como Rhino, Grasshopper (com seus numerosos plug-ins incluindo GECO, Galapagos, Kangaroo e RhinoCAM), Processing e Arduino, utilizando maquinário de fabricação digital, como corte a laser, fresadoras CNC e impressoras 3D. Nenhum conhecimento prévio é necessário. Outros professores incluem Yoojin Kim (Amanda Levete e AA Diploma), Ernesto Bueno (parametricismo), Victor Sardenberg (SUBdV) e Anne Save de Beaurecueil e Franklin Lee (SUBdV).

A Barra Funda, em São Paulo, já foi caracterizada com uma vibrante mistura de pequenas indústrias, comércio e residências. Porém, como as políticas econômicas favoreceram a concentração da produção industrial em grandes plantas, companhias abandonaram os centros das cidades e se instalaram nas periferias ou no exterior. Ao invés de apenas introduzir novos programas nessa paisagem pós-industrial, o workshop propõe a criação de um novo tipo de micro-indústrias a fim de gerar uma mistura de consumo e produção nos centros das cidades criando uma política de “prosumption”, manifesta através de micro-fábricas que coexistam com o comércio e as residências. O workshop postula que ferramentas computacionais de projeto e técnicas de fabricação digital podem ser usadas para ajudar a criar estas micro-indústrias, pois estas ferramentas e técnicas aumentam a produtividade com pouco uso de espaço, o que pode potencializar o trabalho de artesãos locais para produzir e vender on-demand diretamente para os consumidores.

 

O workshop aproveitará a energia emanada pela cena emergente de galerias de arte na Barra Funda e micro-agentes que utilizam a tecnologia digital para criar um novo movimento cultural no centro.  O workshop será parte do FILE 2012 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – uma exposição de arte digital interativa. O curso vai sugerir maneiras para que essas tecnologias sejam inseridas em micro-economias cooperativas dentro do bairro. Para tal, trabalharemos diretamente com artesãos e artistas da Barra Funda inserindo novas tecnologias disruptivas em seus processos de trabalho como, por exemplo, com os artistas e ativistas Jejo Cornelsen, Paola Croso, e a pequena fábrica da Resinfloor no bairro, usando sua resina tanto para fazer acabamentos como em fôrmas produzidas digitalmente, inventando um novo processo líquido de fabricação high-tech e low-tech. Outra colaboração será com os fabricantes de impressoras 3D Metamáquina, cujo desafio é disseminar máquinas high-tech com uma estratégia de indústria de pequena escala com custos reduzidos.

Alan Dempsey é fundador e diretor do NEX  e um arquiteto inglês renomado. Em 2010 foi selecionado pelo Centre for European Architecture e o Chicago Athenaeum como um dos 40 arquitetos jovens mais relevantes na União Européia. Ele trabalhou para o Future Systems, OCEAN e com Homa Farjadi. Alan foi professor de projeto da AA e atualmente é diretor do AA FAB Research Cluster e do AA Independet’s Group , onde incentiva a pesquisa  no uso de ferramentas computacionais em projeto e fabricação a fim de permitir processos inovadores de design. Seu trabalho tem sido vastamente publicado nos Estados Unidos, Europa e Ásia e ele tem exposto e palestrado por todo o globo. Seus projetos construídos receberam diversos prêmios, como o LEAF pela Spencer Dock Bridge, e o D&AD pelo pavilhão [C]space DRL 10 Pavilion.

Robert Stuart-Smith é diretor e sócio-fundador do Kukkugia. Ele possui mestrado pelo Design Research Laboratorium, da AA (AA.DRL), aonde é hoje professor, e lecionou na RMIT University, University of East London, sendo convidado constantemente para palestrar, lecionar e avaliar trabalhos internacionalmente. Robert tem extensa experiência em projetos de cunho cultural, social e de infra-estrutura, tendo trabalhado para Lab Architecture Studio e Sir Nicholas Grimshaw & Partners. A pesquisa de Robert é focada em sistemas auto-organizacionais, perseguindo efeitos polivalentes e ambientalmente responsivos. Ele presta consultorias a Cecil Balmond em pesquisa de algoritmos não-lineres. Kokkugia executa projeto, pesquisa, consultoria e ensino, com trabalhos nos Estados Unidos, na Inglaterra e no México, tendo exposto e publicado internacionalmente.

Ivan Ivanoff é artista, programador e pesquisador. Produziu Nuevas Tecnologias y Nuevos Medios e seu jeito de pensar sobre o mundo, a tecnologia e a arte é manifestado em busca de novas formas de comunicação para a sociedade no futuro. É diretor de pesquisa e desenvolvimento em diferentes Media Labs, em Buenos Aires, Nova Iorque e Itália. Junto com o artista José Jimenez, fundou o coletivo artístico i2off.org+r3nder.net que desenvolve projetos interativos e multimidia, focando na criação de conteúdo poético através da experiência íntima com a tecnologia. Os produtos finais são expressos em diferentes suportes: Textos, instalações, design gráfico, web-design, vídeo e software. Anos depois, fundou o Estado Lateral Media Lab junto com Enquique Marmora, um escultor, vídeo artista e experiente agitador cultural, para produzir, investigar e desenvolver novas tecnologias.

 

Mais informações: http://saopaulo.aaschool.ac.ukbrazilvisitingschool@aaschool.ac.uk ou (11) 3062-3522

Cita: "Workshop SHOP-FRONT FAB de AA Visiting School / São Paulo - SP" 22 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/55328/workshop-shop-front-fab-de-aa-visiting-school-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906