Workshop do MUDA_coletivo: Intervenção participativa Praça Amadeu Decome / Escola da Cidade - São Paulo -SP

Workshop do MUDA_coletivo: Intervenção participativa Praça Amadeu Decome / Escola da Cidade - São Paulo -SP

Esse é o primeiro Workshop do MUDA_coletivo, um grupo de estudantes da Escola da Cidade que busca trazer a prática construtiva para o cotidiano dos alunos e, por meio disso, transformar os espaços da cidade. Na faculdade, o aprendizado se dá meramente por meio da teoria – e para o aluno, aprender fazendo é fundamental para entender o processo de se conceber arquitetura dentro de um contexto específico, reconhecer o papel social do arquiteto e compreender aspectos construtivos; de maneira que a soma destes fatores resultem na concepção de um projeto.O Workshop acontecerá de 24 de junho à 1 de julho de 2012.

Por meio do workshop, buscamos entender como o ensino pode despertar no estudante o papel social da arquitetura. Com essa oficina, o conhecimento produzido dentro da faculdade passa a ser externalizado: torna-se material, palpável; gera reflexões por parte dos estudantes e comunidade; ocupa a cidade, apropriando-se dos espaços públicos, ajudando a transformá-los e criando espaços de maior qualidade.

Mas, para isso, a presença e colaboração da comunidade que usa e vive esse espaço diariamente é fundamental. É ai que entra outra questão abordada pelo projeto: a questão participativa. Quem melhor para saber quais as necessidades de um espaço do que quem o usa no dia-a-dia?

A aproximação do arquiteto com a comunidade é muito importante para que sejam gerados espaços com mais vida, mas é imprescindível que essa colaboração não se dê somente no campo das idéias. Para que essa intervenção tenha valor e seja cuidada pelas pessoas que usufruem desse espaço, é preciso que elas se sintam pertencentes e que tenham a noção de que sua casa não é só ‘da soleira para dentro’. Para isso, faz-se necessário que essas pessoas ajudem a construir essa instalação.

A intervenção será construída no dia 1° de julho, durante um dos piqueniques do Movimento Boa Praça, que será realizado na Praça Amadeu Decome, Lapa.

Para que isso aconteça, os alunos terão 1 semana para se preparar, pensar o projeto que melhor se adapta às condições dadas, construí-lo e inaugurá-lo no dia do evento.

25| junho das 14h às 18h: visita à praça, análise, e interpretação das necessidades da comunidade

26,27,28| junho das 9h às 13h: trabalho dos alunos na faculdade (elaboração do projeto a partir das premissas levantadas; realização de protótipo)

29| junho das 9h às 13h: apresentação porta em porta para comunidade (apresentação e legitimação do projeto; convite aos moradores para participação da construção)

30| junho das 10h às 18h: pré-montagem da estrutura

1| julho das 10h às 18h: montagem, inauguração e debate

A inscrição para não alunos é R$100,00 .

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Workshop do MUDA_coletivo: Intervenção participativa Praça Amadeu Decome / Escola da Cidade - São Paulo -SP" 21 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55178/workshop-do-muda-coletivo-intervencao-participativa-praca-amadeu-decome-escola-da-cidade-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.