O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Campo de Futebol Sopuerta / JAAM sociedad de arquitectura

Campo de Futebol Sopuerta / JAAM sociedad de arquitectura

Campo de Futebol Sopuerta / JAAM sociedad de arquitectura
Campo de Futebol Sopuerta / JAAM sociedad de arquitectura, © Francisco Berreteaga
© Francisco Berreteaga

© Francisco Berreteaga

O projeto é resultado de um concurso. Localizado num pequeno vale, rodeado de zonas arborizadas, no bairro de Santa Ana, em Sopuerta. O campo de jogos é de gramado artificial e seu lado maior está orientado de leste a oeste.

Planta vestuários

É uma paisagem rural onde a integração na natureza é um objetivo na arquitetura desenvolvida. O verde, as ondulações dos campos e os montes do entorno dirigem a geometria da solução proposta.

© Francisco Berreteaga

Esta gentileza buscada para o edifício também é desenvolvida em sua funcionalidade. Criamos um caminho que se divide em dois, um ascendente para levar à arquibancada e outro que desce para os serviços. No final, os caminhos voltam a se encontrar criando um anel.

A arquitetura é orgânica e muito simples, apresenta uma dupla ordem funcional sobreposta. Uma base opaca, semienterrada para reduzir a sua altura e facilitar a acessibilidade. Monolítica e quase petrificada, construída com concreto severamente marcado por areia sílica, abriga vestiários e depósitos. Sobre seu teto, discorre o passeio para as localidades abaixo duma grande cobertura verde e translúcida que se curva em diferentes direções para acompanhar o passeio que protege, refletindo ao mesmo tempo a sinuosidade dos montes e ladeiras do entorno.

© Francisco Berreteaga

Esta cobertura começa na entrada do campo convidando o visitante a entrar. Quando o caminho se bifurca ela começa a se dilatar alcançando sua máxima dimensão transversal no centro da arquibancada, depois sua  largura vai se reduzindo até o final.

© Francisco Berreteaga

A estrutura desta cobertura é resolvida com pórticos metálicos que também vão variando sua altura para participar na definição dos caminhos. Assim, são mais altos e esbeltos no começo para anunciar a entrada e vão reduzindo sua altura na medida em que avançamos até alcançar seu ponto mais baixo, precisamente onde a cobertura é mais larga, no centro da arquibancada, potencializando a horizontalidade neste local.

Planta bancada

A estrutura do edifício no bloco opaco de vestuários e depósitos é construída através de pórticos de pilares e vigas de concreto armado, que sustentam os apoios localizados em níveis diferentes. Estes apoios possuem suas formas de acordo com seus trabalhos, são considerados bidirecionais e estão constituídos por lajes maciças de concreto armado, de 20 cm de espessura.
Na parte superior, os pórticos metálicos que suportam a cobertura verde translúcida são construídos com pilares finos circulares que simulam as árvores do entorno. Para as vigas e cintas são implementadas IPEs, e sempre que possível são aparafusadas.

© Francisco Berreteaga

As fachadas estão compostas por uma folha exterior de 15 cm de concreto armado com jateamento de areia sílica e um extradorso cerâmico. Em todos os acabamentos, os parâmetros interiores se utilizam de resinas, em argamassa de cimento impermeável. Na cobertura, usa-se uma tela translúcida de policarbonato celular translúcido triplo.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Projeto e Direção de Obra: JAAM sociedad de arquitectura
  2. Arquiteto e diretor de obra: Ander Marquet Ryan
  3. Arquiteto técnico e direção de execução obra: Juncal Aldamizechavarría González de Durana
  4. Colaboradores em projeto: Mario Domínguez Maestre
  5. Colaboradores na direção de obra: June Gómez Alonso
  6. Consultor de Estruturas: Igeca, Minteguía y Bilbao
  7. Consultores de Instalações: Igeca
  8. Construtor: U.T.E. Urbelan-Viuda de Saiz

 

 

  1. Cliente: Ayuntamiento de Sopuerta
  2. Custos: 1.791.000 euros

Cita: Victor Delaqua. "Campo de Futebol Sopuerta / JAAM sociedad de arquitectura" 19 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/54893/campo-de-futebol-sopuerta-jaam-sociedad-de-arquitectura> ISSN 0719-8906