O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Grangegorman / ODOS architects

Casa Grangegorman / ODOS architects

Casa Grangegorman / ODOS architects
Casa Grangegorman / ODOS architects, ©  Barbara Corsico
© Barbara Corsico

Esta casa, para um entusiasta das motos em Dublin, é uma uma obra arquitetônica situada num forte contexto urbano definido pelo lote e pelas restrições do planejamento. O edifício é composto essencialmente por duas placas ativas sobre uma oficina ligada por serviços verticais, e um núcleo de circulação. Enquanto o caráter desta nova estrutura é indiscutivelmente contemporâneo, o projeto foi pensado para ser discreto dentro do contexto mais tradicional.

© Ros Kavanagh

A ruptura dos elementos principais dos edifícios, definidas na elevação pelas linhas estruturais horizontais, ajudam a identificar a estrutura e as funções contidas. O perfil do edifício ainda é reforçado através dum tratamento deliberadamente ponderado com as aberturas no primeiro andar e térreo adicionando certa privacidade nos espaços interiores. Um terraço externo foi criado na seção frontal do andar superior, aumentando a profundidade visual e física das acomodações de áreas de vivência.  Isto é ainda mais enfatizado pelo quadro de altura total das seções de vidros menos fixadas, visíveis nas elevações frontais e posteriores.

© Barbara Corsico

A tela externa para área do deck foi fabricada utilizando fitas de alumínio que dialogam com o alumínio anodizado dos revestimentos das secções fixas e de abertura abaixo. O espaçamento irregular dessas fitas dá uma aparência semitransparente da tela, particularmente quando visto a partir de uma direção oeste durante a noite quando está iluminada por trás. Isto reduz o volume aparente do edifício, dependendo da posição dos espectadores, e altera a aparência da estrutura ao longo do período do dia. As elevações se tornam mais transparentes conforme você se move do térreo até o fim do terraço, no último piso.

© Ros Kavanagh

O edifício está inscrito sob um dossel, que se estende internamente para criar uma área de “supressão” na porta de entrada, enfatizando uma escada de altura tripla. A experiência destes espaços é reforçada através da introdução da luz por toda a largura da cobertura que percorre o perímetro do edifício, “inundando” o volume de luz natural.  O alojamento é composto por um plano aberto no segundo pavimento, sala de jantar e cozinha estão conectados com o primeiro pavimento, quartos e banheiro pela zona de circulação de pé direito triplo.

Planta Térreo
Planta 1º pavimento

Este volume de circulação estende-se para o térreo dando acesso à área inferior da garagem, o quintal murado e o jardim de frente para a rua pavimentada. O jardim do quintal, na parte de trás da propriedade, é visto como um pátio ajardinado que se abre diretamente para dentro do volume no térreo e é parcialmente protegido pela estrutura em balanço acima.

© Ros Kavanagh

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ODOS architects
  • Ano: 2008
  • Área construída: 140 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Dublin, Irlanda
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: ODOS architects


Informação Complementar:

  1. Construção: SHALE Construction

Sobre este escritório
ODOS architects
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casa Grangegorman / ODOS architects" 19 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/54835/casa-grangegorman-odos-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.