O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Ijburg / Rocha Tombal Architects

Casa Ijburg / Rocha Tombal Architects

Casa Ijburg / Rocha Tombal Architects
Casa Ijburg / Rocha Tombal Architects, © Rocha Tombal Architects
© Rocha Tombal Architects

© Rocha Tombal Architects

(…) O mais maravilhoso num quarto é a luz que entra pela janela dele. O sol desconhece sua notabilidade até que uma sala seja construída (…)
Louis Khan

Plantas
© Rocha Tombal Architects

A fachada fechada oferece uma “declaração” por reagir sobre seus vizinhos através do contraste. Somente no térreo o volume branco é recortado. Neste ponto, a fachada frontal é empurrada para trás, como um cenário, permitindo a percepção da escada.

© Rocha Tombal Architects

Por trás da fachada fechada uma “rota de luz” é criada: após experimentar a exposição e intensidade da luz no térreo, o visitante vai até o primeiro andar, com a sensação de pisar numa escadaria fechada e escura. Através de sua forma, que em alguns pontos é cortada para permitir a entrada de luz, e o contraste entre o totalmente aberto e o totalmente fechado, um jogo de luz surge, o qual guia e surpreende nível após nível.

© Rocha Tombal Architects

No final do percurso, através duma abertura do telhado, o visitante sente novamente o confronto com um banho intensivo de luz. A escada sobe por toda a casa ao lado duma unidade de instalação, que no piso térreo separa o hall transparente da sala do estar íntimo, e nos outros andares, a área de circulação das áreas dos quartos / escritórios.

© Rocha Tombal Architects

Ao situar tanto a escadaria quanto a unidade de instalações por trás da fachada frontal, estes espaços se tornam flexíveis, menos absortos e brilhantes.

© Rocha Tombal Architects

As janelas da fachada posterior, que possuem um tamanho e um formato diferente para cada cômodo, oferecem uma diferente qualidade de luz. No vazio da sala de estar, a lareira escultural conecta o térreo com o primeiro piso. Deste modo, e abraçado pela luz, um espaço impressionante é criado.

© Rocha Tombal Architects

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Rocha Tombal Architects
  • Ano: 2008
  • Área construída: 264 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Amesterdão, Holanda
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquiteto: Rocha Tombal Architects - Ana Rocha, Michel Tombal
  2. Equipe de Projeto: Enrique Otero Neira, Iwona Wozniakowska, Tjerk Boom, Anne Dessing, Volker Goldstein
  3. Construção: Aronsohn bv Rotterdam

 

  1. Cliente: Hester Molenaar en Maurice Winkel
  2. Custos: € 330.000 - excluindo pavimento, cozinha e jardim

Sobre este escritório
Cita: Vitor Delaqua. "Casa Ijburg / Rocha Tombal Architects" 15 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/54720/casa-ijburg-rocha-tombal-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.