O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Chaise Longue Apero / Francisco Gómez Paz

Chaise Longue Apero / Francisco Gómez Paz

Chaise Longue Apero / Francisco Gómez Paz
Chaise Longue Apero / Francisco Gómez Paz, © Francisco Gómez Paz
© Francisco Gómez Paz

© Francisco Gómez Paz

Apero é uma chiasse longe projetada pelo argentino Francisco Gómez Paz, e fabricada completamente à mão. É muito mais o resultado de muitas experiências mas acima de tudo, de muitas reflexões; em certo modo, a culminação de mais de uma inquietude pessoal, não somente como projetista, senão como habitante desta sociedade cada vez mais cheia de coisas e mais vazia de valores.

© Francisco Gómez Paz

Talvez a mais importante destas inquietações foi a de encontrar o modo de traduzir através deste objeto uma afirmação pessoal sobre o papel do design, como atividade de grande impacto social. Porque, no fundo, o que é o design senão uma ferramenta única que tem a força de converter as próprias convicções em atos de expressão cultural?

O projeto parte de uma investigação generosamente apoiada pela fundação Sumampa, destinada a redescobrir o genuíno valor de uma tradição de artesãos procedentes do norte da Argentina, uma zona rural amplamente esquecida pelo frenético processo do mercado de consumo.

© Francisco Gómez Paz

Atrás do entusiasmo próprio do processo criativo e do desafio de encontrar novos valores estéticos e funcionais, existiu desde o princípio desta experiência a convicção de saber que existe o modo de fazer desta profissão uma atividade mais nobre, com uma urgente dimensão social, de descobrimento de possibilidades, de integração de setores e de recuperação de tradições, talvez para dar onde não exista, através do fazer onde não se faz.

© Sumampa

Apero utiliza couro cru e a tecnologia usada para os “aperos”, montagem tradicional do norte argentino. O couro cru é costurado a mão sobre a estrutura de aço. O couro ao secar submete a estrutura a grandes tensões, que se comporta elasticamente. O resultado é uma estrutura mista de grande rigidez.

Há um novo modelo em vime.

Ficha técnica:

Cita: Leonardo Marquez. "Chaise Longue Apero / Francisco Gómez Paz" 17 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/54360/chaise-longue-apero-francisco-gomez-paz> ISSN 0719-8906