O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cinema em Matadero de Legazpi / ch+qs arquitectos

Cinema em Matadero de Legazpi / ch+qs arquitectos

Cinema em Matadero de Legazpi / ch+qs arquitectos
Cinema em Matadero de Legazpi / ch+qs arquitectos, © FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra
© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

 

A atmosfera que cerca o cinema é incitada pela luz única do ambiente, pelas lembranças de infância e pelo próprio espaço físico proposto pelos arquitetos, ressaltando sentimentos resgatados e a simbologia do local.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A história tectônica dos tijolos e a poderosa retórica do antigo matadouro são plano de fundo e figura nas cenas da história, na qual um plano de fundo contínuo unido à madeira pintada em cinza escuro define o novo programa desenvolvido, criando uma clara separação entre estória e História.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A área de arquivo de filmes é coberta por um grande entrelaçado permeável, no qual se pode andar por cima, além de conseguir o efeito de filtro de luz, trabalhando como uma luminária, moldada com grandes mangueiras. Na pequena sala de projeção a madeira ajuda a criar uma atmosfera escura, confirmando o olhar e a percepção  como protagonistas do projeto.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Estrutura silenciosa:

Uma batalha construtiva e estrutural é travada para defender o silêncio e a história escondida do prédio industrial. Inserida nessas singulares paredes de tijolo e argamassa de cal, a intervenção resolveu o programa com uma estrutura horizontal feita com lajes de concreto reforçado, que trabalham com o tijolo existente e formam um conjunto de paredes verticais pesadas, distribuindo esforços através das generosas paredes de tecido.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

As fundações dessas paredes foram reforçadas e  levemente inclinadas com micropilares penetrando embaixo da projeção vertical das fundações de alvenaria.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Plano de fundo e entrelaçados:

Depois da resolução da estrutura, um tapete contínuo de pinho pintado de cinza, cobre os pisos e os tetos, definindo a nova arquitetura do espaço. Contra esse plano de fundo de madeira escura, quadros feitos de tubos de aço dobrados garantem a geometria e o tecido que forma uma malha feita de mangueiras de irrigação industrial.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Equipamentos:

Os espaços definidos pelas pré-existências, o plano de fundo escuro feito de madeira e os trançados de mangueira requeriam um silencio na introdução dos equipamentos.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

As áreas sem ventilações, como os lobbies, escritórios e áreas de circulação são resolvidas com sistemas de aquecimento e refrigeração que passam por debaixo da terra.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A iluminação é deliberadamente posicionada pela não ordenação dos elementos, evitando a homogeneidade perversa e triste a qual somos empurrados por nossas regras. Uma sinfonia de aglomerado de lâmpadas dança nas paredes e tiras de tecido de LED iluminam os entrelaçados e o espaço dentro deles.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Churtichaga & Quadra Salcedo Aquitectos
  2. Equipe: : Josemaria de Churtichaga, Equipe de projeto: Mauro Doncel Marchán, Natanael López Pérez, Time de designers do edifcío: Leticia López de Santiago
  1. Cliente: Intendencia de Madri
  2. Custo: 4.104.843 €

Sobre este escritório
Churtichaga & Quadra Salcedo Aquitectos
Escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "Cinema em Matadero de Legazpi / ch+qs arquitectos" 10 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/52907/cinema-em-matadero-de-legazpi-ch-mais-qs-arquitectos> ISSN 0719-8906