O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Creche em Zaldibar / VAUMM arkitekturak

Creche em Zaldibar / VAUMM arkitekturak

Creche em Zaldibar / VAUMM arkitekturak
 Creche em Zaldibar / VAUMM arkitekturak , Imagem 1
Imagem 1

O escritório VAUMM Arkitekturak foi finalista do concurso para a Creche em Zaldibar, na Espanha. Este projeto tem a particularidade de incluir dois edifícios, mas também dois vazios, os dois pátios de recreação associados. A planta responde a uma ideia simples de implantação no terreno, baseada em retirar o máximo rendimento desta relação entre cheios e vazios.

A localização de ambas as escolas adequa-se à necessidade de reordenar os espaços disponíveis no conjunto do centro escolar, aonde já existem edifícios e instalações cujo uso dever ser independente ou compartilhado. Por sua vez, ambos os edifícios orientam suas salas para o leste em um caso, e ao sul em outro, permitindo o melhor aproveitamento da radiação solar no inverno.

Os espaços interiores são versáteis, contínuos e permitem o controle da iluminação. Os edifícios dispõem de um espaço central polivalente para jogos, comidas e outras atividades, espaço que por seu acesso direto às salas de aulas, pode ser usado com facilidade.

Imagem 2

A ideia é estimular a curiosidade e a criatividade das crianças. Dentro destes espaços as crianças terão suas primeiras experiências com o mundo da educação, o recreio e a socialização. Farão seus primeiro amigos, aprenderão a contar e a recitar o alfabeto, e criarão e explorarão seus próprios mundos fantásticos, sem prestar atenção aos espaços projetados, mas desfrutando-os.

Imagem 3

A organização dessas ambiências interiores é pensada considerando a diferente escala e percepção do espaço por parte das crianças e dos educadores. As dimensões dos vazios, tanto interiores como exteriores, permitem as crianças a visão de todos os espaços, assim como a percepção contínua do exterior, enquanto que, por exemplo, os educadores tem o controle visual de qualquer ponto da sala.

Imagem 4

A diversidade de cores e revestimentos interiores que podem ser usado em cada espaço contrasta com a imagem exterior dos dois edifícios, pensada para proporcionar um oásis de calma frente à estridência e a desordem existente no entorno. As fachadas de painéis modulares de madeira aparentes, ou revestidos por painéis de gesso, dão este contraponto, em uma composição abstrata mediante a combinação de painéis de diferentes dimensões.

Diagramas
Planta

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:VAUMM arkitekturak
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: projetos do mismo tipo">Educacional
  • Operação projetual:projetos na misma operacao">Projeto
  • Status:projetos no status">Concurso
  • Localização: Zaldibar, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Cita: Marina de Holanda. " Creche em Zaldibar / VAUMM arkitekturak " 07 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/52650/creche-em-zaldibar-vaumm-arkitekturak> ISSN 0719-8906