O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotel Villa Extramuros / Vora Arquitectura

Hotel Villa Extramuros / Vora Arquitectura

Hotel Villa Extramuros / Vora Arquitectura
Hotel Villa Extramuros / Vora Arquitectura, © Adrià Goula
© Adrià Goula

Com importantes restos arquitetônicos da época neolítica, através de construções da época romana, da Idade Média até a atualidade, a região do Alentejo é uma das regiões culturais mais interessantes da Península Ibérica.

© Adrià Goula

Carente de grandes aquíferos, estende-se sobre um território ondulado pontuado por pequenas colinas. A ocupação humana sempre buscou os pontos altos desta zona, principalmente por razões defensivas e de visibilidade.

É também na encosta de uma pequena colina, nos arredores da antiga vila de Arraiolos, que está a Villa Extramuros. Rodeada por um extenso olivar, sua forma e escala recuperam o conceito das antigas casas senhoriais do Alentejo.

© Adrià Goula

Com dois pavimentos, o edifício foi construído como habitação principal para seus proprietários e também como pequeno hotel de cinco quartos.

Sua fachada branca e de poucas aberturas, lhe dá um aspecto distintivo e abstrato. Dois recortes de grande dimensão nas esquinas do térreo revelam a existência dos espaços interiores. Enquadra-se também em um desses recortes a entrada principal. O teto, as paredes e a própria porta são revestidos com placas de cortiça. Através de duas grandes aberturas no térreo, a sala de jantar e de estar, respectivamente, se estabelece a relação com a paisagem circundante, com as oliveiras e amplos terrenos de pasto, e também com a colina do município a distancia.

© Adrià Goula

A organização espacial dos antigos conventos, com refeitório, sala do capítulo e cozinha agrupados em torno de um claustro central, é reproduzida no programa contemporâneo da Villa Extramuros, mantendo as mesmas funções.

A recepção, a cozinha e as salas de jantar e de estar estão dispostas ao redor de um pátio ajardinado, que possui uma escada exterior, que leva ao pavimento superior. Aqui, a circulação acontece no exterior, em torno do pátio central. Por seu lado sul, o volume abre-se para permitir que a luz solar adequada penetre no pátio.

Plantas

O piso superior é fragmentado em quatro volumes separados, ganhando uma escala mais intima. Brancos e austeros, estes volumes estão separados por elementos mais baixos, totalmente revestidos de cortiça.

Os dois primeiro volumes dividem-se em dois quartos cada um. O terceiro contem um único quarto, e no quarto estão as dependências da residência dos proprietários. Os quartos são orientados individualmente a um pátio privado, através do qual também acontece o acesso. Encerrados no silêncio que proporcionam as paredes forradas com cortiça, ao ar livre, estes espaços beneficiam-se de uma vista emoldurada e panorâmica da paisagem circundante, graças a grandes aberturas horizontais.

© Adrià Goula

Circunscrita na arquitetura típica do sul de Portugal, esta construção caracteriza-se pelo uso de poucos materiais e na simplicidade formal, tanto no geral como em seus detalhes. A fragmentação do pavimento superior, o descolamento de quatro volumes menores, sua separação por paredes baixas e a tipologia de pequenos pátios privados têm seu paralelo com a arquitetura domestica e vernácula dos povoados e cidades da região.

© Adrià Goula

O alto nível qualitativo oferecido pelos proprietários, a diversidade de espaços disponíveis para os hospedes, e a pequena escala do conjunto associada a seu caráter moderno particular, fazem desse projeto um exemplo único, que amplia assim uma oferta existente baseada principalmente no turismo tradicional em edifícios com história.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Vora Arquitectura
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Hotéis
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Pedra
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Arraiolos, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Vora Arquitectura Lisboa – Jordi Fornells y Rolf Heinemann
  2. Engenharia: Soprenco, Lda.  – Rui Fragoso e Sara Amaro
  3. Construtor:  Manuel João R. Silva – Arraigaos
  4. Instalações: Electro – Enersol, Lda.

 

Cita: Marina de Holanda. "Hotel Villa Extramuros / Vora Arquitectura" 01 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/51793/hotel-villa-extramuros-vora-arquitectura> ISSN 0719-8906